Você sabia que tornar uma criança líder ajuda a construir adultos mais responsáveis e confiantes? Apesar da vontade dos pais em ajudar em todos os momentos, é importante que seu filho tenha autonomia em algumas decisões.
Além disso, estudos reforçam a importância de deixar a criança livre para escolher em situações pontuais. Pensando nisso, trouxemos 5 dicas para tornar uma criança líder, com informações do site Parents.
A ciência por trás de tornar uma criança líder
De acordo com um estudo publicado no Journal of Family Psychology em março de 2021, crianças com poder de decisão possuem habilidades cognitivas mais desenvolvidas.
A Jelena Obradović, da Universidade de Stanford e líder da pesquisa, estudou como a interferência dos pais afeta o desempenho em atividades simples do dia a dia.
Evite ajudar seu filho em situações desnecessárias
Apesar de não serem completamente independentes, as crianças precisam de autonomia em certos casos. Pois, a ajuda excessiva dos pais, traz danos sociais e futuros para o desenvolvimento.
Com isso, o excesso de ajuda diminui a capacidade do seu filho de lidar com erros e tomar decisões sozinho.
Ajude com cautela
De acordo com especialistas, quando um adulto ajuda uma criança em tarefas simples, elas costumam desistir mais rápido de situações difíceis.
No entanto, existem maneiras de contornar essa situação. Por exemplo, a ajuda verbal é uma forte aliada na tarefa de tornar uma criança líder.
Apesar de estar dizendo o que seu filho deve fazer, ele terá que realizar a ação sozinho. Isso é algo positivo, pois ele aprende e depois começa a fazer as coisas de maneira independente.
Observe primeiro antes de agir
Em vez de interromper de maneira imediata, quando a criança encontra dificuldade, apenas observe. Geralmente, seu filho só precisa de tempo para encontrar a solução.
Dê espaço para decisões diárias
O processo de tornar uma criança líder começa nas pequenas escolhas. Por exemplo, deixar que a criança escolha a roupa do dia, organizar seus brinquedos ou ajudar no preparo das refeições são oportunidades práticas de desenvolver autonomia.
Com isso, as decisões simples constroem um senso de responsabilidade que se reflete em outras áreas da vida.
Foque no processo, não apenas no resultado
Elogiar o esforço da criança é importante e motiva. Dizer que ela se esforçou, tentou de novo ou procurou soluções por conta própria a leva a acreditar que o esforço também vale a pena.
Além disso, ajuda a construir um senso de positividade, o que faz com que a criança saiba como lidar com dificuldades.
Tenha paciência
Vale lembrar que tornar uma criança líder é um processo, por isso requer paciência. Seu filho não vai achar soluções para os problemas no primeiro instante, isso é com tempo.
Mas, os benefícios da paciência e persistência chegam. A criança se torna mais autoconfiante, independente e positiva.
Leia mais
- Autonomia dependente? Um passo de cada vez
- Autonomia e segurança! Empreendedora cria marca de móveis infantis seguindo Método Montessori