Criança

7 dicas de ouro para a introdução alimentar do seu filho

Divulgação

Publicado em 13/02/2023, às 07h01 por Fernanda de Andrade


Compartilhe:


Até os seis meses de vida, a Organização Mundial da Saúde recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo dos bebês. Após essa fase, ele pode ser apenas complemento na alimentação, dando espaço direto para a introdução alimentar. Isso é um dos primeiros sinais de que o bebê está crescendo, e essa nova fase de desenvolvimento deve ser um momento curtido por toda a família!

Com essa idade, os bebês já são capazes de interagir e demonstrar se gostam ou não de um alimento. A introdução alimentar é o ponto de partida da relação do bebê com a alimentação que ele terá durante a vida, e por isso deve ser um processo harmônico e sem tensão alguma. Esse novo integrante na mesa na hora das refeições está sendo inserido em uma nova rotina, então é esperado haver um momento de adaptação com aquelas novas informações.

É indicado que a água seja introduzida após os seis meses de vida, antes disso o leite materno deve ser o único alimento do seu filho (Foto: Divulgação)

Dicas para uma introdução alimentar mais tranquila

Sem estresse! Por mais que seja o início de uma nova fase na vida do bebê, é necessário que esse momento seja o mais leve possível para todas as partes. A nutricionista e consultora da Philips Avent, Giliane Belarmino, deu algumas dicas para uma introdução alimentar tranquila:

A introdução alimentar pode começar pelas frutas (Foto: Shutterstock)

Como funciona a transição alimentar para os bebês? 

Segundo Giliane Belarmino, a partir dos seis meses de idade os bebês possuem uma demanda maior de calorias que não pode ser suprida apenas com o leite materno ou fórmula. Ela também conta que a mudança de rotina não precisa ser tão “brusca”, e pode ser feita aos poucos: “O bebê não precisa comer muito desde o primeiro dia. Durante o primeiro ano, o leite materno ou fórmula ainda são a principal fonte de nutrientes da criança, sendo a alimentação um complemento. O esperado é que, após os 12 meses, o bebê tenha uma alimentação mais completa, e consiga adquirir todos os nutrientes necessários com ela. Sendo assim, o leite materno torna-se um complemento”. 

Fora isso, é comum que o bebê não se adapte logo de início: “É natural que ele estranhe texturas e sabores diferentes na boca. O importante é continuar oferecendo as frutas diariamente. No início, ele vai cuspir e fazer careta. Pode ter alimentos que você precisará oferecer até 12 vezes para o bebê aceitar. Mudar a forma de apresentação da fruta, preparo e textura pode ajudar nesse processo. Mas, lembre-se, que no início da transição alimentar é totalmente normal que isso aconteça”.

A introdução da água na alimentação do bebê pode ocorrer já aos seis meses, entrando no intervalo entre as refeições e mamadas. Contudo, é ideal que os sucos sejam introduzidos apenas após os 12 meses: “Ao comer a fruta, a criança está interagindo com a textura dos alimentos, o sabor e, consequentemente, adquirindo as vitaminas, minerais e fibras presentes no alimento. Quando transformamos essa fruta em suco, perdemos a textura, as fibras e alguns nutrientes mais voláteis podem ficar reduzidos também. Por isso, a oferta de sucos apresenta pouca vantagem e é recomendada que seja adiada até o primeiro ano de vida, depois que a criança tenha aprendido o gosto e a textura de diversos alimentos diferentes”. 

Para que essa mudança seja a mais tranquila possível, a Philips Avent desenvolveu o Copo de Transição Easy Sip com bico de silicone BPA Free! Dessa forma, é possível introduzir água e sucos no tempo ideal sem se preocupar com vazamentos e com alças que permitem que a criança consiga pegar o copo sozinha. 

O copo Philips Avent é do tamanho ideal para as mãos dos bebês, além de evitar vazamentos! (Foto: Divulgação)

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Bebê Introdução alimentar Alimentação do bebê bebe pode tomar agua introdução alimentar como fazer quando fazer a introdução alimentar transição alimentar