
Sabemos que é frustante passar a manteiga no pão e sem querer deixar ele cair no chão. A cena passa em câmera lenta pelos nossos olhos e a segunda coisa que pensamento (por que a primeira é: Ah não!) é na regra dos 5 segundos.
Essa regra é uma ciência que aprendemos com a vida, na escola com os amigos e até mesmo em casa. Segundo o site Babyology, o professor Paul Dawson, da Universidade Clemson nos Estados Unidos, descobriu que essa crença popular surgiu no programa culinário de Julia Child, quando a chef deixou cair uma panqueca de batata no fogão durante um de seus programas.
Com essa descoberta, o professor começou a fazer pesquisar com várias comidas – melancias, salsichas e pão – em várias superfícies e com isso descobriu o segredo da regra: não trata-se da comida, mas sim do chão onde ela caiu!

Segundo a enfermeira pediátrica Sarah Hunstead explicou ao portal, “a umidade da melancia atrai bactérias como salmonela e E. coli, que causam doenças gastrointestinais. Portanto, os alimentos aquosos provavelmente captam mais germes. Enquanto alimentos mais duros, como torradas secas ou jujubas, são menos propensos a atrair bactérias.”
Então, antes de pensar nos 5 segundos, pense qual o tipo de comida e no quanto ela está “úmida”. Além disso, analise qual o grau de sujeira no chão. Isso deve levar 3 segundos, então ainda sobra 2 para alcançar a comida!
“Se você deixar cair algo por um segundo ou um minuto, é improvável que você fique doente. Mas se você está comendo um pedaço de torrada, é mais provável que você pegue germes do lado úmido amanteigado, em vez do seco”, explicou Sarah.
Leia também:
32 comidas da infância que saíram de linha e deixaram saudade
Conheça a emocionante história do menino que todos os dias oferece comida aos desabrigados
Restaurante em São Paulo oferece comida de graça para crianças com câncer