Criança

Estudos afirmam que crianças que convivem com cachorros possuem menos riscos de ter dermatite

Freepik

Publicado em 11/01/2023, às 09h24 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Segundo pesquisas, as bactérias presentes nos cachorros, ao contrário do que muitos pensam, podem acabar ajudando no desenvolvimento imunológico das crianças! Sendo assim, além de ser seu melhor amigo, ter um companheiro de quatro patas em casa pode ser muito benéfico à saúde de seu filho.

Criança e cachorro (Foto: Freepik)

Em um novo estudo, pesquisadores conseguiram rastrear as taxas de eczema de aproximadamente 800 crianças com menos de 2 anos e, com isso, analisaram se os pais destas tiveram um cachorro em casa durante a gravidez ou no primeiro ano de vida dos filhos.

De acordo com dados coletados por médicos do Hospital Henry Ford Health, que fica localizado em Detroit, no estado do Michigan, nos Estados Unidos, ficar próximo de um cão aparentava ter um ‘efeito protetor significativo’ contra o desenvolvimento de dermatite em crianças. A equipe ainda relatou que a e doença pode ser evitada com tal contato frequente – isto por causa das bactérias.

Com a exposição dada nos primeiros meses de vida do bebê, o sistema imunológico passa a se desenvolver de forma saudável, reduzindo com grande eficácia certas condições inflamatórias, como o eczema.

O estudo foi feito no Hospital Henry Ford Health, em Detroit, no Michigan, EUA (Foto: Freepik)

O que é dermatite atópica?

É uma doença crônica e não contagiosa, que deixa a pele inflamada e seca. Como principal sintoma, os pais podem notar a coceira. Geralmente, a condição aparece nos primeiros anos de vida e com mais frequência nas famílias que possuem asma, rinite ou a própria doença.

O que é dermatite de contato?

Também conhecida como eczema, a dermatite de contato é uma inflamação da pele que ocorre quando entramos em contato com uma substância que causa irritação ou alergia. Os sintomas costumam ser relacionados a lesões vermelhas ou bolhas acompanhadas de ardência e queimação. Em uma fase mais evoluída, o problema pode apresentar crostas ou saída de secreção.

O que é dermatite de fralda?

São as famosas assaduras e costumam ser o problema mais comum nos bebês. Ela acontece pelo contato com substâncias existentes na urina e nas fezes. Apesar de ser mais simples, pode trazer muito desconforto para o seu filho, atrapalhando até mesmo o sono. Geralmente, ela costuma arder e causar vermelhidão, contudo, em casos mais extremos pode descamar e até mesmo sangrar.

Como proteger a pele do bebê das dermatites

Nada de banhos longos: durante a higiene do bebê, a água não pode estar quente demais e o processo deve durar entre 5 e 10 minutos para não causar irritações na pele.

Não esfregue tanto a pele: ainda na hora do banho, todo o processo de higiene importa e deve ser feito com cuidado. Por isso, não esfregue muito a pele do bebê, pois isso pode diminuir a camada de proteção natural. Isso também vale na hora de secar! Opte sempre por toalhas macias.

Amamentação também é um cuidado: esse hábito ajuda (e muito!) a proteger a pele do bebê da dermatite atópica. Além de todos os benefícios nutricionais, age de forma protetora e auxilia no desenvolvimento da imunidade. Neste momento especial, mãe e filho também fortalecem os vínculos!

Invista em protetor solar e repelente: apesar de serem fundamentais para proteger o bebê, vale lembrar que ambos devem ser usados a partir dos seis meses de idade! Antes disso, a pele ainda não está pronta para receber os ingredientes desses produtos.

Não esqueça do hidratante: após o banho, a hidratação é fundamental para evitar a perda de água e o ressecamento. Dessa maneira, seu filho fica com a pele ainda mais protegida!

Troque a fralda do bebê várias vezes ao dia: quando a criança fica em contato com o xixi ou cocô, algumas substâncias podem fazer as assaduras aparecerem. Por isso, é muito importante realizar a troca de fraldas, pelo menos, oito vezes ao dia para garantir que o bebê fique sequinho e protegido.

Use apenas produtos de qualidade: a pele do bebê já é mais sensível por natureza, por isso, escolha sempre itens de higiene adequados para o seu filho. Evite produtos que tenham corantes, parabenos, cheiros fortes, álcool e ingredientes de origem animal.

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Saúde pfnoinsta Criança Cachorro Pesquisa estudos Animais pet dermatite doença de pele