Criança

Governo de SP bloqueia acesso ao TikTok, Instagram e redes sociais em escolas

Reprodução/Freepik

Publicado em 05/02/2024, às 15h48 por João Vitor Marliére


Compartilhe:


O governo de São Paulo anunciou por meio de nota oficial, que a partir desta segunda-feira, 5 de fevereiro, o acesso a diversos aplicativos e plataformas de streaming será bloqueado nas escolas estaduais, tanto no ambiente pedagógico quanto no ambiente administrativo, ou seja, para alunos e funcionários das escolas públicas.

A medida tem como objetivo, segundo a Secretaria da Educação, otimizar o uso de Infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos alunos.

Secretaria de Educação decidiu proibir aplicativos e streamings na rede pública - Reprodução/Freepik

 

Na lista de aplicativos suspensos pelo governo do estado, tanto em conexão Wi-Fi, quanto na rede cabeada, estão os seguintes aplicativos:

Celular na escola: liberar ou proibir?

Como é comum em todo assunto polêmico, pais, professores e gestores estão divididos em relação a liberar ou não o celular na escola. Há estudos que mostram diversos benefícios e outras que apontam os prejuízos que o uso do celular dentro de sala de aula pode trazer.

Se é verdade que as discussões se tornam cada vez mais fundamentadas por pesquisas, também é fato que cada qual investe em pesquisa que favoreça suas convicções. Assim, seguiremos com o empate por muito tempo!

Objetivo seria otimizar o desenvlvimento dos aluno - Reprodução/Freepik

 

Como os pais podem decidir, se tanto os que são a favor da liberação, quanto aqueles que defendem a proibição conseguem provar que estão certos? O celular vai cada vez mais substituir outras tecnologias, tanto pelo custo quanto pela facilidade de transporte e utilização.

Vai chegar um momento que o aparelho será a opção para o que muitas escolas ainda hoje fazem no laboratório de informática. Quando esse momento chegar, é ideal que professores e alunos saibam como usar a ferramenta de modo a melhorar a relação e o desempenho em sala de aula.

O caminho mais sensato é que a escola tome a decisão quanto ao uso do celular baseado em suas crenças e propostas de trabalho. Mais que isso, que não se esqueçam da importância de formar professores que saibam como e quando o celular pode se tornar ferramenta útil no processo ensino-aprendizagem, caso decidam por liberar.

Proibir ou não os celulares é um debate antigo - Reprodução/Freepik

 

E, para aquelas que optarem por ainda manter o aparelho fora da sala de aula, que possam oferecer outras tecnologias que consideram adequadas por ora. Aos pais, cabe apoiar a decisão da escola e fazer sua parte, que é ajudar o filho a entender que regras devem ser cumpridas.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
SP tik tok Proibição Celulares