
Carnaval é tempo de festa, mas infelizmente algumas pessoas esquecem que as responsabilidades ainda existem e acabam passando dos limites. Um casal deixou o filho de três anos sozinho em casa para poder aproveitar o bloco, durante o tempo que estavam fora, a casa foi atingida por um incêndio e o garoto teve 90% do corpo queimado.
O caso aconteceu na madrugada de segunda-feira na Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal Extra, a criança foi levada para o hospital, mas nã0 conseguiu sobreviver, ele morreu ontem (5), por volta das 19 horas. Quem notou o incêndio e socorreu foram os vizinhos.
A 27º BPM (Santa Cruz) informou ao jornal que os pais, Juliana Basílio Bezerra e Juan Ragner Basílio estão presos e respondem o processo por abandono de incapaz. Fora isso, o Conselho Tutelar também foi acionado para acompanhar o caso.
Sempre alerta!
Crianças não devem ficar sozinhas em casa, mas mesmo acompanhadas pode ser que algum acidente aconteça, por isso é preciso ter muita atenção e tentar ao máximo evitá-los. Separamos algumas dicas com o cirurgião especializado em queimaduras do Centro de Trauma do Hospital 9 de Julho, Luiz Phillipe Molina, pai de Gabriel e João, para se proteger de possíveis problemas com queimadura. olha só:
- A primeira coisa quando queimar: água, muita água – A água usada deve estar na temperatura ambiente, que é de mais ou menos 25ºC. Isso porque, de acordo com o cirurgião, a água fria evita que a queimadura continue lesionando a pele nas camadas intermediárias que ela tem. Se a queimadura for pequena, como por exemplo na mão, leve a criança para a torneira. Se for mais grave, já para o chuveiro direto. Depois do banho, toalhas e roupas limpas, pra evitar infecção.
- Borra de café na ferida e teia de aranha na ferida? – É uma lenda antiga do interior e algumas pessoas ainda usam. Mas acredite: não só não resolve como piora ainda mais a situação. “O local já está frágil e sujeito a infecção. Colocar uma coisa suja sobre ela só piora”, alerta o especialista.
- Pasta de dente e pomada também estão proibidas –Primeiro, porque ao chegar no hospital a meleca vai precisar ser retirada pra limpar. Segundo, porque podem irritar ainda mais a pele. “Eles podem conter produtos químicos que não se sabe o que vão causar”, diz Molina.
- Gelo também não pode – E porque água fria pode, então? “Porque o gelo também queima, como o fogo, mas por temperatura negativa”, explica o cirurgião.
- Ao aquecer a comida da criança no microondas ou a água do banho, prove sem ela no colo – Segundo Molina, se a mãe errou na mão e na hora de provar na pele de fato estava quente demais, a tendência é que ela faça um movimento de defesa com os braços e derrubar no filho sem querer. “Às vezes ela não sente mesmo”, alerta.
- Fios de tomada o mais escondidos possível, principalmente se forem velhos – “Os fios de mais tempo costumam ser mais endurecidos e apresentar pequenas rachaduras. Se a criança morder o fio, com o o contato com a saliva, que é um bom condutor de eletricidade, ela pode queimar a boca”, alerta. No caso de tomadas sem fio, opte pelas tampas, que são muito baratas.
- Cuidado com velas, fósforos e isqueiros em casa – O ambiente pode ficar super gostoso com velas no quarto do bebê, mas o cirurgião alerta: o colchão e a manta do berço podem ser as primeiras vítimas. Fósforos e isqueiros sempre longe das crianças. O mesmo alerta vale na hora de acender a churrasqueira: no clima de festa em família, os pais podem não perceber que jogar álcool no carvão e crianças por perto não combinam.
- Panelas com os cabos sempre virados pro lado de dentro do fogão – Assim a criança que está passando espoleta pela cozinha não corre o risco de bater as mãos no cabo e a panela virar com o que tiver dentro.
- Se for usar ferro de passar ou chapinha de cabelo, não use toalhas sobre a mesa – Se ela for muito comprida, a criança pode puxar e o que estiver em cima pode cair.
Leia também:
Criança joga removedor de esmalte e incendeia o rosto de menino | Pais&Filhos
Boneca pega fogo e menina de 2 anos tem queimaduras de 3º grau
Chá de revelação com fogos de artifício dá MUITO errado e faz os convidados correrem