Montar a lancheira do seu filho é uma forma de demonstrar carinho e criar memórias. Esse afeto é passado no momento em que a criança abre a lancheira e se depara com algo feito especialmente para ela, para começar o dia da melhor forma e ajudar a se concentrar no resto do dia escolar. Mas quando a missão é preparar uma refeição adequada e saborosa para o seu filho, um ingrediente se torna fundamental em meio à correria da volta às aulas: a praticidade.
Durante a rotina agitada do dia a dia, é necessário ter opções rápidas, práticas e balanceadas para compor a lancheira da criança. Por isso, ao lado da Dra. Renata Buzzini, nutricionista e mãe de Carlos Eduardo e Maria Luisa, mostramos como manter uma alimentação equilibrada na vida da criança de forma prática e ainda separamos cinco opções para montar a lancheira ao longo da semana!
Dieta equilibrada para as crianças: como garantir?
A nutricionista faz questão de lembrar que as crianças são o reflexo dos pais, então é importante dar o exemplo para o seu filho desde cedo dentro de casa. “A alimentação saudável é fundamental para garantir a saúde e o bom crescimento e desenvolvimento das crianças. A alimentação balanceada muitas vezes é conquistada automaticamente quando os alimentos ingeridos no dia são coloridos, assim, geralmente uma criança conseguirá as quantidades ideais de cada nutriente”.
Quando alguém é condicionado desde cedo a ter uma dieta equilibrada, será mais fácil de manter os hábitos saudáveis sem esforço, de forma natural: “Assim, se as crianças forem condicionadas a uma alimentação bem equilibrada e nutritiva no dia a dia, irão adotar bons alimentos naturalmente e não irão sentir necessidade de doces em excesso”.
O que procurar na hora de comprar o lanche escolar?
Na hora de preparar o lanche para as crianças, é necessário estar de acordo com a realidade: muitas vezes não há tempo para preparar uma refeição completa do zero, ou não existe tanta facilidade para encontrar produtos que sejam 100% orgânicos. Por isso, trabalhar com o que está ao seu alcance é a melhor opção, segundo Renata.
“Não podemos enganar as famílias dizendo que é necessário produzir lanches orgânicos e caseiros diariamente, muitas famílias não possuem conhecimento, tempo, auxílio ou mesmo dinheiro para conseguir dominar esse cenário. Os produtos industrializados possuem dois “poderes”: são atrativos para as crianças e práticos para as famílias”. A nutricionista ainda ressalta que é necessário se atentar ao rótulo dos produtos comprados.
Como montar a lancheira do seu filho
O momento de montar a lancheira da criança pode acontecer de forma prática, mas sempre como uma demonstração de carinho. Dá para incluir seu filho nesse processo em casa e ainda explicar por que cada alimento que está sendo colocado na lancheira é importante para o desenvolvimento. Segundo a Dra. Renata Buzzini, o lanche escolar deve ter três grupos alimentares. O primeiro grupo é composto por cereais, pães, massas, bolachas, torradas, bolos, muffins e cookies: “São fontes de carboidrato, fornecem energia para o dia a dia das crianças”, diz a nutricionista.
O segundo grupo é composto por leite, queijos, iogurtes, carnes, ovos e patês: “São fontes de proteínas indispensáveis na construção muscular, dos ossos e da imunidade. Procure colocar na lancheira sempre com o cuidado de manter a temperatura correta para cada item, pois são mais perecíveis”, alerta Renata. Já o terceiro grupo conta com as frutas, verduras e legumes: “É a combinação perfeita de micronutrientes, antioxidantes e fibras, que são importantes para evitar deficiências nutricionais, auxiliar no funcionamento intestinal e prevenir doenças”.
5 dicas de lancheiras para o seu filho
Para garantir praticidade ao lanche escolar das crianças, a Bauducco® tem várias opções: Bauducco® Bolinho, Bauducco® Duo e Bauducco® Bisnaguinha. Com esse time, a Dra. Renata Buzzini montou cinco opções de lancheira balanceadas com cada um dos grupos alimentares, que cabem no seu dia a dia e ainda são atrativas para o seu filho:
- Bauducco® Bisnaguinha (grupo um) com patê de frango (grupo dois) e cenoura baby (grupo três)
- Bauducco® Bolinho sabor Laranja (grupo um), iogurte de morango rico em proteína (grupo dois) e uva sem caroço (grupo três)
- Bauducco® Duo (grupo um), smoothie (grupo dois) e banana (grupo três)
- Bauducco® Bolinho sabor Chocolate e Baunilha (grupo um), um palitinho de queijo tipo coalho picadinho (grupo dois) e água de coco (grupo três)
- Bauducco® Bolinho sabor Chocolate (grupo um), kibes assados (grupo dois) e suco de uva integral (grupo três)