Apesar de ser algo comum em bebês que estão passando pelo desfralde e em crianças de outras idades, o “fazer xixi na cama”, costuma preocupar a maioria dos responsáveis. Neste caso, o nefrologista Dr. Artur Wendhausen explica que essa condição é completamente normal em crianças de até 5 anos de idade, porém, no caso de episódios frequentes – mais de duas vezes por semana – exigem uma investigação mais profunda para identificar as causas e buscar soluções eficazes.

Por que o meu filho faz xixi na cama durante a noite?
O Dr. Wendhausen aponta que, na maioria das vezes, o problema tem origem física. Uma das razões mais comuns é a herança genética: se um dos pais teve enurese, costumava fazer xixi na cama durante a infância, as chances do filho também passar por isso são de 45%, percentual que sobe para 75% se ambos os pais tiveram o mesmo problema.
Além disso, fatores como distúrbios do sono, que impedem a criança de acordar para urinar; falta de controle neurológico sobre a bexiga; e a manutenção da produção de urina pelos rins durante a noite estão entre as possíveis causas. O especialista ressalta a importância de consultar um pediatra para um encaminhamento adequado ao especialista caso necessário.
Como abordar o tema da maneira correta?
Não menos importante são os aspectos emocionais que podem levar ao retorno da enurese em crianças que já haviam superado o problema. Mudanças significativas no ambiente familiar ou escolar, como conflitos, luto ou dificuldades acadêmicas, podem desencadear o problema.
Nesses casos, o Dr. Wendhausen enfatiza a necessidade de uma abordagem sensível por parte dos pais e responsáveis. Castigos, sejam físicos ou psicológicos, além da imposição do uso de fraldas como forma de punição, são ineficazes e podem intensificar o problema. O momento exige compreensão, apoio e carinho.
Como evitar o xixi na cama

- Limite a ingestão de líquidos cerca de duas horas antes do horário de dormir.
- Incentive uma última ida ao banheiro imediatamente antes de ir para cama.
- Evite despertares noturnos para levar a criança ao banheiro, prática que pode prejudicar o sono tanto da criança quanto dos demais membros da família.