Nosso encontro começou com a mesa redonda sobre o tema Educação Digital: o caminho para o melhor e mais seguro proveito das novas tecnologias. Nossa diretora editorial Mônica Figueiredo mediou o bate papo e começou pedindo para as convidadas se apresentarem. Todas contaram como usam as novas tecnologias em casa com os filhos.
Alessandra Borelli, mãe de Luca e Bruna, é advogada especialista em direito digital. Ela se envolveu na área porque sempre se indignou com casos de famílias que sofreram com seus filhos na internet. Seus dois filhos usam smartphones e tablets, mas, como boa advogada, a mãe fez um contrato com combinados que eles devem cumprir para merecer a diversão.
Junto com Alessandra, também estava Daniela Schmitz, mãe da Oliver e da Valentina, que sofreu tentativas de assédio virtual digital ao ficar conhecida por participar do programa de televisão Masterchef Júnior, em 2015. Mesmo Daniela e o companheiro serem da área de comunicação,eles se surpreenderam com a repercussão do caso e se envolveram ainda mais em ações para o uso seguro da tecnologia.
“Precisamos prestar atenção no que possamos porque não sabemos qual será o percurso das crianças. Temos que imaginar que as fotos poderão ser usadas para outros meios no futuro”, alerta Daniela.
(Foto: Gustavo Morita)
Patrícia Camargo, jornalista do Tempo Junto e mãe de 3 filhos e também participou dessa troca de experiências incrível. Ela acredita que brincar junto com as crianças é o que pode dar a medida do quanto ficar ou não na internet. “Quando brincar vira um vínculo entre pais e filhos, a gente consegue equilibrar o uso da tecnologia. Dá pra fazer diferente!”
Nossa colunista Ana Castelo Branco, mãe de Mateus e Helena, e Bianca Arcangeli, mãe do Thomas, não ficaram de fora da conversa. As duas contaram que usam os eletrônicos como forma de apoio e com bom senso.
Leia também:
Se seu filho está muito tempo online é porque você deixa!
Alerte seus filhos sobre os perigos da internet
As novas regras do jogo: como usar a internet do jeito certo