Família

Após 17 tentativas, filha de faxineira e porteiro realiza sonho de ser aprovada em medicina na USP

Reprodução/g1

Publicado em 06/02/2023, às 08h50 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A moradora da baixada santista Marya Teresa Ribeiro, de 20 anos de idade, realizou um grande sonho de sua vida: ela foi aprovada no curso de medicina pela Universidade de São Paulo, a USP!

Ela, que estudava por volta de 17 horas por dia por longos três anos até conseguir sua vaga, também havia escrito aproximadamente 250 redações só para se preparar para o vestibular; por um lado, tudo isso só aconteceu graças ao apoio de seus pais, um porteiro e uma faxineira que nunca tiveram acesso aos estudos.

“Eles acreditaram em mim e apoiaram no meu sonho. Contei para minha família e foi um momento de muito choro e alegria. Eles acompanharam meu sofrimento, minha trajetória”, contou Marya Teresa.

A filha do porteiro e da faxineira é a mais nova estudante de medicina da USP (Foto: Reprodução/g1)

No dia da aprovação, ela já estava se preparando pra realizar sua visita numa universidade particular em Bragança Paulista, em São Paulo, onde também conseguiu ser aprovada e ganhou uma bolsa integral. Marya Teresa estudou em escola pública no Ensino Médio e, durante os três anos, precisou colocar na balança suas prioridades, como sua religião e o tempo em família.

A aprovada ainda contou ao g1 que, quando se encontrava desmotivada, sempre procurava suporte em seus pais, principalmente na mãe, a qual foi sua inspiração para cursar medicina e cuidar do próximo.

Marya Teresa Ribeiro e os pais (Foto: Reprodução/g1)

A família materna de Marya Teresa é natural de Nazaré da Mata, cidade em Pernambuco, mas vive em São Paulo por maiores oportunidades. “Eles não tinham comida lá porque era uma cidade muito pobre, não tinham perspectiva de futuro. Meu avô morreu sem saber escrever o próprio nome. Então ter pessoas que enxergavam a educação como uma forma de mudar a realidade à minha volta foi fundamental para me ajudar”, revelou ela.

A trajetória para o sucesso não foi fácil. Segundo a filha da faxineira, era só olhar para a mãe que encontrava forças: “Ela acredita em mim e lutou para eu ter uma realidade melhor do que a dela, eu conseguia forças para continuar”. Além da USP, Marya Teresa também foi aprovada na Universidade Estadual Paulista, a UNESP, no mesmo curso. “Sonhei [com isso] durante tanto tempo e agora finalmente se tornou realidade”, celebrou.

Quem é seu filho na escola? Vem ver o vídeo do projeto #RirEBrincarÉSóComeçar e conta pra gente!

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
pais filha estudos são paulo futuro faculdade universidade viral medicina USP vestibular faxineira porteiro aprovação FUVEST