Bilhete encontrado em uma garrafa amarrada em uma boia ajudou a Marinha Brasileira a encontrar algo inacreditável: seis tripulantes com vida, cinco homens e uma mulher, na embarcação “Bom Jesus” que estava desaparecida desde o dia 27 de março. Os náufragos estavam na Ilha das Flechas, no norte do Pará, aproximadamente 150km da capital do estado. A Marinha conseguiu resgatar as pessoas na última quarta-feira, 13 de março.
O bilhete escrito por eles dia 9 de abril foi encontrado por pescadores que estavam na costa da ilha e levaram para as autoridades do local. No papel estava escrito o seguinte: “Socorro! Socorro! Precisamos de ajuda, nosso barco pegou fogo, estamos há 13 dias na Ilha das Flechas sem comida. Avise nossas famílias”. Os tripulantes ainda escreveram os contatos de alguns familiares.
Segundo a TV Tapajós – afiliada da globo – o caso já estava sendo tratado como desaparecimento desde o dia 11 de abril, na segunda-feira. O último contato que os desaparecidos tiveram com a família tinha sido há 10 dias e depois, não tiveram mais notícias.
A Marinha brasileira relatou que o resgate aconteceu por meio de um helicóptero Super Cougar. As pessoas foram levadas para Belém e estavam com um “bom estado geral de saúde”. De toda forma, foram levados para Unidade de Pronto Atendimento do Bairro de Sacramenta.
Os tripulantes disseram que a embarcação saiu de Santarém no dia 24 de março com destino de Chaves (PA). O imprevisto foi o temporal que cruzou com a rota, então os náufragos decidiram procurar uma praia para esperar o tempo melhorar, quando viram um incêndio na cozinha que levou o naufrágio.
As pessoas ficaram por 17 dias na ilha, comendo o que tinha no barco e dependendo de água da chuva. No tempo que ficaram ilhados, dois tripulantes decidiram colocar as informações com um bilhete dentro de uma garrafa lançada no mar. A Marinha irá abrir um inquérito para descobrir as causas e responsabilidades do acidente marítimo.