Família

Brasil entra em estado de emergência da gripe aviária após 8 casos confirmados

Reprodução/ Pexels: Polina Tankilevitch

Publicado em 23/05/2023, às 12h20 por Gabriela Xavier


Compartilhe:


O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou na última segunda-feira, 22 de maio, uma emergência zoosanitária no país após a confirmação dos casos da gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1). Até o presente momento, oito casos nos animais já foram confirmados, e nenhum em humanos.

A notícia foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). No início, a decisão terá validade de 180 dias. Ainda, para fortalecer a vigilância contra a doença, será estabelecido um Centro de Operações de Emergência (COE). O Ministério da Agricultura e Pecuária já tinha suspendido as feiras de exposição e criação de aves ao ar livre, com um acesso a piquetes  sem telas na parte superior.

Na nota do Ministério, foi atualizada a quantidade de casos confirmados em cada estado. “Até o momento, são oito casos confirmados em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim, e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. As aves são das espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real)”, declarou.

Eles anunciaram na última segunda-feira, 22 de março (Foto: Reprodução/ Pexels: Polina Tankilevitch)

As informações ainda alertam que pessoas não recolham ou entrem em contato com aves doentes ou mortas. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) falou sobre a situação. Os representantes já falaram que se trata de uma medida de antecipação prevista e amplamente discutida pelo Ministério com o setor produtivo.

Pandemia?

Foi revelado na sexta-feira, 3 de março, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) se prepara para uma nova possível pandemia de gripe aviária. Wenqing Zhang, chefe do programa de influenza, ainda disse que a agência está consultando fornecedores de vacinas para que possam analisar a capacidade de produção destas caso o H5N1 vire um caso de emergência para a saúde mundial.

Nas últimas semanas, um aumento nos casos de gripe aviária entre animais, o falecimento de uma menina de 11 anos no Camboja depois da infecção pela cepa 2.3.2.1c do vírus H5N1, além de outros dois casos entre chineses marcaram a área da saúde ao redor do mundo. Uma mulher de 53 anos acabou sendo contaminada pela 2.3.4.4b do H5N1 e um homem de 49 recebeu o diagnóstico da gripe aviária A (H5N6).

A gripe aviária merece atenção no cenário atual (Foto: Reprodução/Instagram/@galinhacaipira04)

Até o momento, não há indicação alguma entre os dois diagnósticos na China ou que a transmissão do vírus tenha sido dada de pessoa para pessoa; nesse caso, a principal suspeita dos analisadores é que este tenha sido passado das próprias aves aos indivíduos.

Quando questionada por jornalistas através de uma coletiva de imprensa se o vírus pode se tornar o grande responsável por uma nova pandemia, Wenqing noticiou que cada uma das cepas possui seu próprio potencial de se tornar um caso de emergência à saúde. Por outro lado, ela relatou que a 2.3.4.4b, sendo espalhada globalmente – principalmente nas Américas do Norte e do Sul –, merece uma atenção especial.

“Cada uma dessas cepas tem potencial pandêmico. Não sabemos qual poderá levar a uma próxima pandemia. Precisamos monitorar todas. A OMS tem consultado reguladores e fornecedores para entender quando será necessário mudar a capacidade de produção das vacinas sazonais para uma pandemia”, revelou Wenqing.

A OMS já está à procura da vacina funcional contra o vírus da H5N1 (Foto: Shutterstock)

A chefe do programa de influenza afirmou que, para uso em pandemia, existem aproximadamente 20 vacinas licenciadas que têm como alvo o vírus H5N1, mas não é possível dizer qual é totalmente funcional. Com isso, a OMS procurou criar um banco de imunizantes candidatos para a aceleração da resposta de prevenção: “A OMS tem consultado reguladores e fornecedores para entender quando será necessário mudar a capacidade de produção das vacinas sazonais para uma pandemia”.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
pandemia Brasil gripe doenças de inverno gripe aviária Doenças de outono Casos de gripe Casos de gripe aviária Como se cuidar na gripe Gripe das aves Gripe do pássaro Grive aviária no Brasil