Anticorpos neutralizantes contra o coronavírus foram encontrados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Texas A&M em um gato e um cachorro de rua do Rio de Janeiro. A presença das estruturas de defesa significa que eles foram expostos ao vírus e desenvolveram resposta imune.
O estudo foi publicado como artigo científico no mês passado, na revista Plos One, e divulgado na última semana pela Agência Fiocruz de Notícias. Foram analisadas amostras de 96 animais levados a duas clínicas veterinárias da capital fluminense entre junho e agosto de 2020.

No grupo analisado, havia 49 gatos e 47 cachorros, incluindo animais de estimação em casas com e sem registro de casos de covid-19 e animais de rua recém-acolhidos por organizações não governamentais. A constatação de anticorpos contra o novo coronavírus em animais já foi registrada em outras partes do mundo.
Já existem evidências de alguns estudos internacionais que constataram anticorpos contra o novo coronavírus em animais em outras partes do mundo. Eles sugerem que a transmissão de humanos para animais é possível. Entretanto, segundo os cientistas, não há evidências científicas de que os animais possam passar a doença pra a gente.
