Momentos simples e espontâneos do dia a dia da família que, em meio à correria, acabam ficando esquecidos e se perdem no tempo. Registrar e eternizar esses instantes em forma de imagens é o foco da fotografia documental.
Um dos pioneiros deste gênero no Brasil, o fotógrafo Renato dPaula, pai de Isabella e marido de Monica, acompanha famílias durantes horas para retratar a beleza e a força dos pequenos detalhes da vida e do cotiano. Ele lançou seu primeiro livro, “A Essência da Família”, em que ensina algumas técnicas para pais e profissionais de fotografia interessados em conhecer esse estilo. Na bagagem, Renato tem mais de 150 prêmios entre nacionais e internacionais sobre fotografia.
“Através das imagens, quero mostrar quanto amor existe no colo que consola o filho machucado ou ainda registrar a alegria e a bagunça animada de uma ida ao mercado com toda a família. A fotografia documental consegue capturar esses momentos do dia a dia repletos de paciência e carinho para que as pessoas possam resgatar essas lembranças que às vezes se apagam da memórias e revivê-las no futuro”, explica.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Renato dPaula – FAMILY PHOTO ? (@renatodpaula) em 12 de Ago, 2018 às 2:21 PDT
Através do livro ilustrado por fotos de diferentes famílias, Renato compartilha dicas sobre como deve ser o olhar de quem fotografa, como fazer uma boa composição e como encontrar a melhor luz. “É importante lembrar que não se trata de fotografar somente as crianças, pois é preciso ter a participação de todos. É nessa interação entre pais e filhos que você encontrará um material rico para entregar à família e eles serão muito gratos por isso. Tudo passa muito rápido e a relação, brincadeiras e contato entre eles vai mudando naturalmente. Seu objetivo como fotógrafo é preservar esses momentos”, comenta.
Em entrevista exclusiva à Pais&Filhos, Renato deu mais detalhes sobre a construção de seu livro e o que o motiva, no dia a dia, a registrar esses momentos simples, mas cheios de emoção, das famílias. Confira:
Você tem um projeto de fotografia com as famílias, certo?
Esse é um projeto onde eu passo o dia inteiro com a família, registrando como eles são. Pode ser uma viagem de férias ou alguma coisa especial que eles queiram fazer. Meu trabalho é registrar aquilo que eles gostariam de lembrar. Para algumas famílias é uma rotina normal, aquelas coisas do dia a dia mesmo que são supersimples, mas que acabam mostrando como são eles de verdade. Dentro dessa simplicidade do dia a dia, existem momentos muito significativos para a família.
A essência da família está sempre nos intervalos e nos grandes acontecimentos – a essência eu vou conseguir registrar no caminho para o parque. Tenho uma cena de uma criança, por exemplo, que estava voltando da praia e ele não queria voltar. A mãe entende que o filho está cansado, o filho não entende que ele não dormiu naquele dia e ela precisa se recompor para ter paciência pra dar carinho até o final do dia — e a essência acontece nesses momentos. Eu não dirijo e não peço para a família fazer nada, apenas passo o dia conversando e registrando. É o Um dia na vida, um projeto que faço o dia inteiro com as famílias.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Renato dPaula – FAMILY PHOTO ? (@renatodpaula) em 16 de Nov, 2018 às 8:19 PST
Foi desse projeto que surgiu o livro?
Foi uma forma de querer compartilhar não só como fotógrafo, mas também aos pais e mães para que eles pudessem compreender a importância de fotografar o cotidiano da família. Como a infância é importante ser registrada. E a fotografia possibilita isso. Às vezes, a gente é muito influenciado pela mídia: “sorria, para tirar uma foto!”. Quando você tira uma foto em que a criança está chorando não é bem vista. Mas eu vejo que existe uma oportunidade de registrar também um momento de consolo.
O projeto começou com a minha família. Percebi que no primeiro ano, eu só tinha fotos feitas com meu celular. Em 2011, não tínhamos uma câmera muito boa.Depois, eu decidi ficar com a câmera no pescoço registrando os momentos. Ali nasceu minha fotografia documental em família. Tinha momentos em que minha filha chorava e depois sorria. Em uma noite, ela acabou ficando com febre e eu fotografei tudo isso. Nesta foto, ela está com febre na cama – é um momento de amor de uma mãe que ela está ali acordada medicando. Reflete a experiência de muitas mães e pais que cuidam dos filhos.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Renato dPaula – FAMILY PHOTO ? (@renatodpaula) em 29 de Mai, 2018 às 7:30 PDT
Por que você escolheu a fotografia como formato?
Queria que as pessoas entendessem a essência da família que a gente consegue extrair da fotografia documental com as imagens do cotidiano. É normal a gente sempre buscar registrar um momento especial das nossas vidas. Nascimentos, gravidez, casamento, aniversário. Momentos que normalmente se fotografa ou se contrata um fotógrafo para isso. Para os outros momentos a gente esquece, existe uma beleza muito grande entre os intervalos. É colocar a criança para dormir ou ler um livro para ela antes de dormir. Pode ser um café da manhã em que o pai faz panqueca. Tem muita coisa especial dentro de um dia comum.
Qual mensagem você quer passar com o seu livro?
Que os pais e mães possam fotografar mais os seus filhos no dia a dia, se preocupar e lembrar que esse registro tem uma importância muito grande principalmente lá na frente. Existe uma coisa específica que eu gosto de falar: os pais e as mães me contratam, mas eu fotografo para os filhos. Minha intenção é fotografar a relação entre eles para que os filhos tenham um registro de como foi essa relação na infância. Mas quando esses pais não tiverem mais aqui qual o sentido disso? É esse o valor da fotografia, porque os filhos vão precisar dessas fotos no futuro. Como 3 ou 4 anos de idade, as crianças não têm recordação dessas memórias, Por isso, os registros são muito importantes. É uma forma de conhecer a relação entre eles e os pais. Meu grande objetivo como fotógrafo é registrar o relacionamento entre pais e filhos. Eu percebo o quanto é especial o momento em que a Isabella vem me abraçar e me beijar antes de ir para a escola.
A essência da família: a beleza e o caos através da fotografia documental, por Renato dPaula
Editora Photos
R$ 89,00
Leia também:
Fotógrafa simula partos na água e as imagens supreendem
Fotógrafa Ivette Ivens faz série de fotos de mães amamentando os filhos em público
Concurso divulga as 20 fotos mais incríveis de parto em 2018: três delas são brasileiras