O secretário estadual de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, declarou em entrevista ao Globonews na manhã desta segunda-feira, 20, que o governo irá manter a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos ambientes, externo e internos, até o fim de janeiro.
“O governador João Dória assina hoje um decreto estendendo a obrigatoriedade de máscaras para todos os ambientes até o dia 31 de janeiro do próximo ano”, disse Jean ao Globonews.
No final de novembro, o governo anunciou a liberação da obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes externos a partir do dia 11 dezembro, mas com a chegada da variante ômicron, João Dória recuou o decreto.
Estudos para a retirada de máscaras da população
Em estimativa realizada pelo governo, 75% da população do estado estaria vacinada até a última terça-feira (23 de novembro) e além disso, o Comitê Científico estipulou outras metas para a tomada de decisão, entre elas:
- Menos de 1.100 casos novos por dia na média móvel;
- Menos de 50 óbitos por dia na média móvel;
- Menos de 300 internações diárias na média móvel;
- 75% da população com o esquema vacinal completo (dose única ou duas doses)

Apesar de algumas das medidas não terem sido cumpridas ainda, o governo estipula que elas serão realizadas até o dia 11 de dezembro. Em contrapartida, especialistas temem que o abandono do uso das máscaras em ar livre seja precipitado, em consideração aos novos estágios da pandemia.