Uma mulher de 31 anos surpreendeu ao revelar o que irá fazer com a herança da avó, Traudl Engelhorn-Vechiatto. A austríaca Marlene Engelhorn é filha do dono da Basf, Friedrich Engelhorn, e, assim, herdou US$ 27 milhões, o que equivale a cerca de R$ 133 milhões.
Enquanto a maior parte das pessoas poderia ostentar o dinheiro ou até investir, ela decidiu doar aleatoriamente para 50 pessoas. A justificativa? Que ela não fez nada para merecer esse dinheiro e portanto seria injusto ficar só pra si.
A Basf é uma empresa química e farmacêutica alemã e uma vez que desde 2008 na Áustria, não são cobrados impostos sobre heranças, Marlene teve a ideia de convidar 50 pessoas para decidir como o dinheiro será gasto.
Dez mil convites já foram enviados, mas também é possível se inscrever online ou por telefone. Entre março e junho deste ano, os 50 selecionados participarão de reuniões com acadêmicos e organizações.
“Estou colocando meus bens à disposição dessas 50 pessoas e depositando nelas minha confiança”, explicou ela, além de garantir que todos os custos de deslocamento desses escolhidos serão cobertos. Marlene ainda pontuou: “Se os políticos não fizerem o seu trabalho e não redistribuírem, então eu mesma terei de redistribuir a minha riqueza”.