Família

Homem doa rim ‘idêntico’ para o irmão 5 anos mais velho em caso raríssimo

Arquivo Pessoal/ Reprodução: G1

Publicado em 17/01/2023, às 12h35 - Atualizado às 12h36 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Os irmãos Luiz Fernando Sturaro, de 36 anos, e Lucas Sturaro, de 31 anos, são moradores de Sumaré, interior de São Paulo, e viveram uma história de tirar o fôlego, que viralizou nas redes. Acontece que, Luiz Fernando é um paciente renal crônico desde criança, e, há pouco tempo, recebeu um rim do próprio irmão.

O que chamou atenção no caso foi que os rins tem uma compatibilidade genética incomum e rara. Segundo informações do G1, o órgão transplantado é considerado ‘idêntico’ e isto ocorre em 25% a 30% dos casos, conforme especialistas.

Das três possibilidades de resultado, a deles foi a melhor e mais rara (Foto: Arquivo Pessoal/ Reprodução: G1)

A compatibilidade de rim neste nível, faz com que as complicações e possibilidade de rejeição do órgão seja extremamente menor. “Sempre nos demos bem, mas nunca estivemos muito próximos. Depois do transplante, tudo mudou porque tem uma parte dele em mim”, disse Luiz para o G1.

Luiz Fernando precisou tirar um dos rins, com apenas 1 ano e meio. A partir dessa situação, ele toma medicamentos. Porém, ao longo da vida, ele teve o diagnóstico de outras doenças, como colesterol, anemia e pressão alta.

Há um ano, a situação dele piorou e ele precisou fazer hemodiálise. “Não é fácil encontrar um doador e eu não queria prejudicar ninguém. Fui passando por isso sozinho. E aí, acho que ele viu meu sofrimento e correu atrás pra saber se poderia me doar o rim, mas eu não sabia de nada”, disse Luiz.

Os irmãos compartilharam a história no final de dezembro e o relato viralizou na segunda semana de janeiro (Foto: Arquivo Pessoal/ Reprodução: G1)

Até que em um dia, o irmão mais novo, Lucas, decidiu fazer exames para compatibilidade, para saber se conseguia fazer algo pelo irmão. O que a família não imaginava, era que o resultado seria melhor do que o esperado. Das 3 opções possíveis (incompatível, compatível e idêntico), eles tiveram a melhor resposta.

“As cirurgias foram feitas simultaneamente. Eu e meu irmão fomos em salas uma ao lado da outra com duas equipes trabalhando”, disse Lucas. O transplante de rim foi no dia 12 de novembro de 2022, no entanto, Lucas compartilhou a história no dia 7 de dezembro e era viralizou no último sábado, 14 de janeiro.

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Família pfnoinsta Irmãos união caso raro rim Transplante no rim Interior de São Paulo cirurgia simultânea Compatibilidade rara Complicação no rim Rim idêntico