Família

Mãe desabafa sobre comentários ao seu corpo pós-parto: “Eu me sentia fraca e esgotada”

Arquivo Pessoal

Publicado em 15/09/2020, às 16h35 - Atualizado às 16h35 por Maria Laura Saraiva


Compartilhe:


Uma mãe usou o fórum do Kidspot para contar a sua péssima experiência com a opinião alheia em relação ao seu corpo pós-gravidez. Laura Aubusson passou por crises de estresse depois de dar à a luz ao segundo filho e perdeu 20 kg em poucos meses – mais do que havia ganhado durante a gestação. O que a incomodou foi a quantidade de elogios que recebeu enquanto a perda de peso tinha causas emocionais e psicológicas.

Laura desabafou sobre a situação que passou após dar à luz (Foto: Arquivo Pessoal)

“Quando estava grávida do meu segundo filho, engordei muito. Quando ele tinha cinco meses, eu tinha perdido tudo e mais um pouco. Principalmente por causa de um bebê que começou a se alimentar durante toda a noite e do estresse de estar em isolamento”, conta. Ela disse que as roupas que usava antes da gestação estavam largas e a pele de todo o corpo estava flácida. “Foi perceptível, por isso as pessoas sentiram que era importante me contar sobre isso, algumas com elogios, outras com instruções vigorosas para comer mais”, diz.

A mãe emagreceu 20 kg após ter o segundo filho (Foto: Arquivo Pessoal)

O que os amigos e familiares associaram com uma “boa-forma”, não era nada do que parecia, segundo Laura. Na verdade, como ela conta, era um das suas piores fases. “Poucas pessoas perguntaram como eu estava me sentindo. Muitos interpretaram minha perda de peso como se eu estivesse em forma e saudável. Para ser verdade, eu me sentia fraca e esgotada”, relata.

Laura também confessou que esse é um assunto tão delicado que pode ter consequências perigosas – ela disse que esses elogios ao corpo fazem muitas mães acharem que vão voltar a ter a mesma aparência de antes e que isso “não é possível”. “Para a nova mãe que tem lutado com uma imagem corporal ruim, baixa autoestima ou distúrbios alimentares, esses comentários comparando sua aparência antes e depois da gravidez podem ser suficientes para causar danos durante um período em que o risco de depressão e ansiedade pós-parto é alto”, explica.

Laura diz que os comentários são perigosos (Foto: Arquivo Pessoal)

Nas fotos compartilhadas pela australiana é possível ver que o seu “depois” está dentro do um padrão de magreza da sociedade atual. Mas ela está lutando para que isso deixe de ser sinônimo de saúde: “Minha aparência não mostra como estou lidando com as noites sem dormir, a dor nos mamilos, a carga mental, a culpa ou os hormônios.Meu tamanho não diz o quão saudável estou emocionalmente ou mesmo fisicamente”, diz Laura.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Saúde Desenvolvimento Gravidez Mãe