Família

Médica receita remédio que não existe para tratar doença de bebê de 10 meses

Reprodução/Freepik

Publicado em 04/05/2023, às 14h24 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma mãe levou o filho de 10 meses até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região onde mora no litoral paulista, com queixa de assaduras no bebê e teve uma surpresa ao perceber que a médica da unidade receitou um remédio inexistente para o tratamento.

O caso aconteceu em Santos e veio a público nesta terça-feira quando o pai do bebê contou que a esposa levou o filho ao pronto-socorro, pois ele estava com um quadro de assaduras graves na região íntima e diarreia. Depois do atendimento foram em busca do medicamento receitado pela médica nas farmácias locais.

Médica de Santos prescreve medicamento errado para bebê (Foto: Reprodução/Freepik)

A surpresa foi quando os farmacêuticos de duas farmácias diferentes informaram que o medicamento não existia. Ela havia receitado a ‘pomada loratadina’, porém o medicamento é conhecido por ser antialérgico e não existem registros do mesmo ser comercializado em forma de pomada.

O pai, que preferiu não se identificar, contou sobre como se sentiu diante do que aconteceu com o filho. “É difícil julgar a médica, [talvez] não estava em um dia bom, trabalhando demais, mas devemos pensar que poderia ser algo mais grave. Ela receitou um medicamento para alergia que não existe, mas poderia ser algo mais grave”, disse ele em entrevista ao G1.

Mãe leva o filho ao médico e recebe receita de remédio inexistente (Foto: Reprodução/Freepik/Freepic.diller)

Do ponto de vista de especialistas, a farmacêutica toxicologista Paula Carpes Victório explicou ao G1 o que pode ter ocasionado a prescrição errada, para ela a médica pode ter confundido o medicamento polaramine, que possui o formato em creme, com a loratadina que só é vendida em comprimido ou xarope.

Farmaceutica explica os tipos de medicamento (Foto: Reprodução/Freepik/8photo)

Ela continuou a entrevista dizendo sobre o papel do farmacêutico em casos como este. “É um medicamento até então inexistente, a gente não sabe se saiu do mercado há muitos anos, mas essa apresentação eu desconheço. Nesse caso, o farmacêutico pode ligar para o médico para se certificar do que realmente é ou não havendo essa possibilidade, recomendar que o paciente volte a falar com o médico”, disse a profissional.

Veja também: Faça seu cupcake de massinha

Brincar de massinha é uma excelente forma de explorar a criatividade do seu filho, nós testamos o Play-Doh Magia de Unicórnio, para criar um cupcake temático, com direito a chifres, arco-íris, estrelas e muito mais

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Bebê Família Saúde Notícias Mãe pai filho médica santos pomada de assadura Remédio errado Medica prescreve remedio errado para bebê