Família

Médicos fazem alerta sobre possibilidade de coronavírus causar AVC e mudam protocolo

iStook

Publicado em 29/04/2020, às 08h42 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Os profissionais de saúde relataram casos de AVC em pacientes de 30 e 40 anos (Foto: iStook)

Os médicos, que estão na linha de frente na luta contra o coronavírus, fizeram um novo alerta sobre os possíveis aumentos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pacientes contaminados pela doença. Alguns hospitais já estão realizando pesquisas sobre o assunto e podem haver algumas mudanças no protocolo do tratamento.

O caso começou a ser investigado após o aumento dos relatos de profissionais da saúde de outros países. No último sábado, 25 de abril, o jornal norte-americano The Wasington Post publicou uma notícia sobre o número de pacientes que tiveram um AVC, entre 30 e 40 anos, por possíveis complicações do coronavírus no Hospital Mount Sinai Beth Israel, em Nova York.

Os médicos precisaram mudar o protocolo (Foto: iStook)

A China já havia orientado alguns casos anteriormente sobre as complicações em pacientes que apresentaram o Acidente Vascular Cerebral. Os médicos espanhóis também têm ficado em alerta sobre o assunto, mas publicações científicas ainda não foram divulgadas para que o problema neurológico fosse confirmado.

Em entrevista ao Estadão, o neurologista Gabriel Freitas informou que teve um paciente que chegou ao hospital com AVC e foi testado positivo para covid-19. Em conversa com médicos da Espanha, ele afirmou que por lá tem sido mais “nítido”. Como medida, o neurologista afirmou que é importante mudar o protocolo: “A recomendação agora é de que todo paciente que chegue com AVC seja investigado para covid“, concluiu.

Coronavírus: como prevenir sua família

É muito importante higienizar as mãos para evitar a propagação do vírus (Foto: Gety Images)

Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus (2019-nCoV) provavelmente é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China. Para se prevenir, a recomendação do Ministério da Saúde é a mesma feita para a prevenção de infecções respiratórias agudas. São elas:

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Família Saúde Notícias coronavírus covid-19 avc