Família

Metade da população adulta de São Paulo já tem anticorpos contra a covid-19, diz pesquisa da USP

Unsplash

Publicado em 18/06/2021, às 07h51 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


Uma pesquisa feita em domicílios de São Paulo, entre o final de abril e o início de maio, mostrou que 41,6% da população adulta da capital já desenvolveu anticorpos contra o coronavírus de forma espontânea. Com o início da vacinação, esse número sobe para 51,1%, já que entram os pacientes com resposta imunológica ao vírus.

(Foto: Unsplash)

O levantamento foi feito pela USP, Unifesp, Grupo Fleury e o Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) e concluiu que aproximadamente 3,5 milhões de pessoas já se infectaram com a doença na capital e desenvolveram algum anticorpo contra o coronavírus. O dado recolhido é quase o triplo que o registrado pelos dados oficiais da Prefeitura da capital paulista, que apontam pouco mais de 1 milhão de pessoas já infectadas.

“A Prefeitura confirma um caso de covid-19 a partir do resultado positivo do PCR do paciente, mas não é todo mundo que consegue fazer o teste”, afirma o infectologista e pesquisador associado do Laboratório de Virologia do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP, Celso Granato, em entrevista ao Jornal da USP. Ele também reforça que, tanto os dados da Prefeitura quanto da pesquisa estão corretos e se complementam, mas que o foco deve ser a quantificação de pacientes com anticorpos, independentemente do resultado dos exames.

(Foto: iStock)

Populações mais vulneráveis

O pesquisador também chama a atenção para a tendência da doença em infectar populações mais vulneráveis. “Dentro do universo de pessoas adultas, os mais infectados são aqueles com renda familiar menor, que moram mais distante do centro, têm menor grau de instrução formal e que se autodeclaram pretas ou pardas”, disse. Segundo o professor, essa parcela da população tem consciência da importância do distanciamento social e do uso de máscara, mas a realidade a força a sair para trabalhar, pegar transporte público e ter contato com outras pessoas durante esses trajetos.

A pesquisa começou em abril do ano passado e funciona bimestralmente, coletando sangue voluntário de moradores de bairros da capital paulista. Com o início da vacinação, o grupo de pesquisadores criou diferentes grupos de análise: os que adquiriram anticorpos a partir do contato natural com o vírus e os que tiveram resposta imunológica a partir da vacina. Foi a soma desses dados que resultou no índice que aponta que 51,1% da população contém anticorpos contra a covid-19 presentes no organismo. “É muito importante as pessoas se vacinarem e tomarem as duas doses”, finalizou o pesquisador.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Família vacina covid-19 anticorpos covid vacinacao contra covid anticorpos covid