Começa hoje, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e outras doenças. O objetivo é alertar a população para colocar a vacinação das crianças e adolescentes em dia e consequentemente aumentar a cobertura vacinal em todo o país. Para as crianças até 5 anos de idade, a imunização contra poliomielite é uma das principais preocupações, visto o baixo índice vacinal nos últimos anos, abaixo de 70%.

Até o dia 9 de setembro, cerca de 40 mil postos de vacinação estão disponíveis para aplicar 18 tipos de vacinas diferentes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, esse tipo de ação aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Tem também as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada), para os adolescentes.
Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Importante lembrar que segue também a vacinação infantil contra a Covid-19. “As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade”, reforça o Ministério da Saúde”.
Poliomielite
O Ministério da Saúde espera 14,3 milhões de crianças até 5 anos de idade para a vacina contra a poliomelite. Nesse caso, podem se vacinar as crianças até 5 anos de idade, que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) e também aquelas que ainda não tomaram as doses de reforço. A meta é alcançar ao menos 95% desse público.