Família

Primos “idênticos” são considerados irmãos geneticamente e motivo vai te surpreender

Publicado em 30/06/2023, às 14h45 por Sophia Dolores


Compartilhe:


Eles são parecidos como irmãos gêmeos e são conhecidos nas redes sociais por manterem um perfil no TikTok chamado “The Peter Twins”. Os dois revelaram que são geneticamente como irmãos, embora legalmente sejam primos. O motivo? Os pais deles, que são gêmeos idênticos, se casaram com duas gêmeas também idênticas.

O fato de compartilharem informações genéticas de gêmeos idênticos, porém, não significa que possam ser considerados gêmeos, pois nasceram de pais diferentes.

Essa não é a primeira vez que esse assunto viraliza na internet. Em 2022, o tema foi debatido depois da divulgação da história dos primos Jett e Jax Salyers, que também são filhos de pais e mães gêmeas. A explicação coube a Salmo Raskin, doutor em Genética e especialista em Genética Molecular pela Vanderbilt University (EUA), membro titular da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM).

Raskin afirma que primos de primeiro grau compartilham, em geral, 12,5% de seu DNA. Caso apenas as mães – ou os pais – sejam gêmeos, esse percentual sobe para 25%. Sendo pais gêmeos e mães gêmeas, eles compartilham 50% do DNA – bem acima do que os primos comuns de primeiro grau, de casais não gêmeos. Mas, segundo Raskin, a chance é zero desses dois casos de primos serem gêmeos idênticos, sendo filhos de pais diferentes.

Embora gêmeos idênticos quase sempre dividam o mesmo material genético, eles não são geneticamente idênticos devido às recombinações que acontecem na fecundação. No entanto, mesmo que Peter e Pete sejam parecidos e dividam uma boa porcentagem de informações genéticas, eles não podem ser considerados gêmeos pois nasceram de pais diferentes.

“Primos gêmeos”

As irmãs Charell Anthony e Cierra Anthony se tornaram mães praticamente no mesmo momento. As duas deram à luz no mesmo hospital em Indianópolis, Estados Unidos. Os bebês, que nasceram saudáveis, ficaram conhecidos como os “primos gêmeos”. Terry, o filho de Charell, nasceu às 12h40 e o bebê de Ciarra, Dream, nasceu horas depois às 18h29.

As duas ficaram separadas por um quarto de distancia mas os corredores estavam cheios de familiares que foram visitar as duas novas crianças da família. “Estavam todos muito empolgados. Ninguém acreditava!”contou Cierra ao programa Good Morning America.

“Nós praticamente criamos todos os nossos filhos como irmãos. Nascerem no mesmo dia será realmente muito especial para eles, serão muito próximos”, concluiu Charrel.

Veja também: De pecinha em pecinha

Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Gêmeos primos gêmeos idênticos DNA gemeos primos informações genéticas pais gemeos primos gemeos twins