Neste último domingo (14), a Rainha Elizabeth II, de 95 anos, cancelou ida a cerimônia, na cidade de Londres, em homenagem aos soldados britânicos que perderam a vida em luta durante a 1º Guerra Mundial, por motivos de problemas nas costas. A realeza foi representada pelo Príncipe Charles.
“A rainha, que sofreu uma torção nas costas, decidiu nesta manhã, com grande pesar, que não poderá comparecer ao culto do domingo de Recordação no Cenotáfio [um monumento de guerra no centro de Londres]”, informou o comunicado do Palácio de Buckingham. “Sua Majestade está desapontada por perder a cerimônia religiosa”, acrescentou a nota.

Essa não é a primeira vez que a rainha apresenta problemas de saúde. No último mês, ela passou uma noite no hospital para realizar exames preliminares, precisou cancelar a viagem à COP26 (A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) sobre o clima em Glasgow, na Escócia, poucos dias depois de desistir de um deslocamento à Irlanda do Norte.
A soberana deverá renunciar a qualquer viagem oficial por pelo menos mais duas semanas, segundo anunciou o Palácio de Buckingham na sexta-feira à noite. Ela, porém, poderá continuar a realizar “tarefas leves”, incluindo audiências por videoconferência.
A última aparição pública foi quando entregou, por videoconferência, a medalha de ouro da poesia ao poeta inglês David Constantine. Um vídeo de 24 segundos transmitido pelo Palácio a mostrou sorrindo, conversando por meio de telas com o poeta.