A Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, morreu na última quinta-feira, 8 de setembro, aos 96 anos de idade. A segunda monarca com mais tempo de serviço na história, há 70 anos no poder. Na quarta-feira, 7 de setembro, o Palácio de Buckingham soltou um comunicado oficial dizendo que os médicos da família real estavam preocupados com estado de saúde da monarca. E neste dia 8, os filhos e os netos da rainha foram ao Palácio de Balmoral, residência de férias, na Escócia, para visitar Elizabeth II, que estava lá há mais de uma semana.

A rainha será enterrada ao lado do marido, o príncipe Philip , na capela memorial do rei George Vl, no Castelo de Windsor. Os restos mortais dela serão enterrados na pequena capela, onde os pais dela também estão enterrados e as cinzas da irmã Margaret .O caixão do Duque de Edimburgo será transferido para descansar ao lado dela. O marido da rainha Elizabeth faleceu em abril de 2021 aos 99 anos.George VI morreu em 1952, mas foi enterrado pela primeira vez no Royal Vault e transferido para a capela memorial 17 anos depois, em 1969.
O Cofre Real foi criado entre 1804 e 1810 para Jorge III, que morreu em 1820, e outros reis, como Jorge IV e Guilherme IV, também foram enterrados no cofre. A mãe do duque de Edimburgo, a princesa Alice de Battenberg, também foi colocada lá desde sua morte em 1969 até seu enterro em Jerusalém em 1988, informou o Express. A morte da rainha colocou em prática uma grande operação que antecedeu seu funeral, com membros da Marinha Real que já foram instruídos a se preparar para carregar seu caixão.

O funeral oficial está previsto para acontecer na segunda-feira, 19 de setembro, na Abadia de Westminster, com seu caixão exposto por vários dias antes.Como parte do plano da Operação London Bridge, espera-se que o caixão da rainha seja transportado em uma carruagem de armas para a abadia, puxado por marinheiros usando cordas em vez de cavalos. Os membros da Família Real iram seguir atrás do caixão, com os militares enfileirando nas ruas e também se juntando à procissão. O culto será televisionado, e espera-se um silêncio nacional de dois minutos.