
A pandemia do coronavírus começa a causar os primeiros prejuízos nos hospitais de São Paulo. Seis instituições públicas já apresentam a taxa de ocupação de leitos em 80%. As 30 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Emílio Ribas estão em uso.
Todos eles estão sendo usados para tratar casos de coronavírus. A maioria dos pacientes tem mais de 75 anos, mas tem alguns jovens também. “Com a UTI lotada só surge vaga quando alguém tem alta ou infelizmente morre”, explicou a assessoria do hospital ao Globo News.
Por isso, o hospital está negando em média 100 internações na UTI por dia. São Paulo vem apresentando picos de internações por covid-19 nos últimos dias. Até o momento, são mais de 11 mil casos confirmados no estado e mais de 770 mortes.
Esses números, de acordo com especialistas, mostram que a população deve mais do que nunca respeitar o isolamento social, pois, no momento tem se mostrado a forma mais eficiente de combate à doença.
De acordo com o governo, é preciso atingir 70% de adesão para evitar o colapso do sistema de saúde, enquanto, agora, apenas estamos com 50%. E não é apenas o Hospital Emílio Ribas que apresenta esses números alarmantes. O Hospital das Clínicas, por exemplo está com 83% dos leitos em uso.