Família

São retirados do mercado lotes de medicamento para raro tipo de epilepsia por causa de contaminação

Reprodução/ Pixabay

Publicado em 21/07/2023, às 15h16 por Gabriela Andrade


Compartilhe:


Remédio para epilepsia é removido do mercado após casos de contaminação (Foto: Reprodução/ Pixabay)

Quatro lotes de remédio usado para tratar casos raros de epilepsia são retirados do mercado, a principal causa é por conta da contaminação. Os medicamentos são fabricados pelos laboratórios da empresa Sabril Vigabatrina.

Os lotes contaminados são de vigabatrina 500 mg (comprimidos revestidos) impactados são: CRA02747 – 30/04/2024, CRA06696R – 31/08/2024, DRA00489V – 31/01/2025, e DRA00490 – 31/01/2025..

A contaminação aconteceu por conta do fornecedor da matéria-prima, ela foi identificada durante os testes de qualidade do remédio. Sem os medicamentos, os pacientes que sofrem de epilepsia podem ter crises e também regredir no tratamento, afetando o estado de saúde deles.

Em Minas Gerais, uma mãe, Gabrielle, de um bebê de 11 meses que tem a síndrome de West chegou a fazer uma denúncia após perceber que o remédio comprado para o tratamento do filho estava contaminado, ele custa em média R$ 450, na região de Contagem, onde Gabrielle adquiriu.

Remédio para epilepsia é removido do mercado após casos de contaminação (Foto: Reprodução/ Pixabay)

Ao R7, ela contou que foi informada sobre a contaminação logo após a compra: “Foram quatro lotes contaminados e o laboratório disse para mim que não tem ainda previsão de repor o remédio sem a contaminação”.

Em nota, a empresa responsável pela fabricação explicou a contaminação: “Apesar dos níveis de tiaprida estarem significativamente abaixo do limite diário aceitável para adultos, devido ao fato de não haver estudos descritos na bula de tiaprida que demonstrem os efeitos dessa molécula na população pediátrica, a Sanofi decidiu recolher todos os lotes de Sabril impactados”.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), disse em, nota que as farmácias que possuem o medicamento suspendessem as vendas e avisar os clientes e pacientes que fizeram a compra dos lotes interrompessem o uso e os devolvessem para os estabelecimentos.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde pfnoinsta Notícias Criança crianças Mãe remédios contaminados de epilepsia remédios de epilepsia contaminados remédios de epilepsia são retirados do mercado