Família

“Tem características de psicopata”: perita diz que amiga atirou em Isabele de forma proposital

Reprodução / Facebook

Publicado em 28/07/2023, às 09h48 por Sophia Dolores


Compartilhe:


A perita e psicóloga Rosangela Monteiro, famosa por comentar casos criminais, criticou os desdobramentos judiciais do ‘Caso Isabele Ramos’, que levou um tiro no rosto em julho de 2020 por uma pistola disparada pela, até então, “amiga”.

Justiça encerra processo contra jovem acusada de matar amiga em Cuiabá (Foto: Reprodução / Facebook)

A Justiça extinguiu o processo de medida socioeducativa contra a adolescente, hoje com 17 anos, que atirou e matou Isabele. Segundo a Justiça, a menor já concluiu a medida socioeducativa que pesava contra ela. Com experiência de 44 anos na área forense, e a partir das provas levantadas pela perícia, Rosangela defendeu que a atiradora deveria responder como uma adulta pelo crime, uma vez que teria plena consciência do que fazia no momento do disparo.

As declarações foram dadas durante entrevista, na tarde desta última quinta-feira, 27 de julho, no canal do YouTube do jornalista Beto Ribeiro. “Uma menina dessa idade aqui, com o histórico dela, tinha que cumprir uma pena como adulto”, afirmou. “A juíza extinguiu e quem está cumprindo pena é a família da menina [Isabele]. É uma pena, prisão perpétua”, disse Rosangela.

A mãe de Isabele ficou indignada (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Durante a entrevista, a perita citou as palavras da juíza na primeira condenação da atiradora, há época enquadrada a crime análogo a homicídio doloso, ou seja, quando há intensão de matar. “Ela agiu com frieza, hostilidade, desamor e desumanidade”, citou a perita. “Ficou muito claro a postura da atiradora, porque aí você vai ver o comportamento dela. A juíza viu que a menina não estava nem aí. Se você tem uma psicopata não é que ela sente ódio, ela simplesmente não sente”, disse.

Em junho de 2022, a Justiça reconsiderou a tipificação e o homicídio passou de doloso para culposo, ou seja, quando não há intenção de matar. Para Rosangela, a jovem pode ter dado o disparo simplesmente para ver como seria. “Uma menina inteligente. Psicopata, vou ‘disparar na cara dessa menina para ver como é’”, afirmou.

Isabele morreu em junho de 2020, baleada pela melhor amiga, em um condomínio de luxo em Cuiabá (Foto: Reprodução / Facebook)

Rosângela Monteiro destaca o fato de que a responsável pelo crime, assim como toda a família, praticavam tiro esportivo. Portanto, na opinião da perita, a garota sabia o que estava fazendo. Dessa forma, ela descarta a hipótese de tiro acidental, que foi acatada pela Justiça e culminou na redução da pena e arquivamento do processo, nas últimas semanas.

“Fizemos o teste e não dispara nem com reza braba, a não ser que aperte o gatilho. Foi disparado a 1,44m de altura, olho no olho, por uma menina que sabe mexer com arma. Muita gente acaba disparando por imprudência, não caracterizou isso ali. Ela sabe manusear uma arma, apontou efetivamente para o rosto da menina e (a arma) estava destravada. Ela mesma destravou.”

Rosângela Monteiro analisou o caso de Isabele no Crime S/A Podcast (Foto: Reprodução/ YouTube)

Em sua defesa, a acusada afirmou que tentava colocar a arma, uma pistola .380, no case, quando se desequilibrou e a arma disparou ao cair. A hipótese foi descartada pelo laudo técnico.

Em janeiro de 2021, a menor foi condenada a três anos de internação por ato infracional análogo ao crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar. A adolescente foi internada no Complexo Menina Moça, anexo ao Pomeri, onde ficou por 17 meses. Mas em julho deste ano, a juíza Leilamar Aparecida Rodrigues, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, extinguiu o processo de execução de medida socioeducativa da adolescente que atirou e matou a amiga Isabele Ramos Guimarães, de 14 anos, com um tiro no rosto, em junho de 2020.

Na semana passada, o processo foi extinto definitivamente. Para Rosângela, a decisão foi injusta (Foto: Reprodução/ Facebook)

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Justiça processo Caso Isabele psicopata amiga atira em adolescente de 14 anos caso isabele encerrado medida socioeducativa adolescente de 14 anos atirado da menina atiradora da amiga justiça extingue processo