Se seu filho sente cólica, desconforto, gases, tem diarreias frequentes e, eventualmente, até vômitos depois de ingerir leite, ou alimentos feitos com derivados de leite, pode ser um sinal de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca. Antes de qualquer coisa, é importante falar que apesar de os sintomas serem parecidos, as duas condições têm causas e riscos bem diferentes. Por isso, é importante ficar sempre de olho nos sintomas que o seu filho apresenta. Com isso, vamos tirar dúvidas sobre esse assunto, falar dos benefícios da proteína vegetal na nutrição das crianças e a imunidade na alimentação da família.

Quando o organismo de alguns bebês e crianças não reagem bem com os componentes do leite, os sinais podem aparecer como alergias na pele, mau funcionamento do intestino e dificuldades respiratórias. Apesar dos sintomas da intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) serem bastante parecidos, a nutricionista Lara Natacci, mãe de Vitor, Bárbara e Júlia, explica que as duas condições possuem causas e riscos bem diferentes uns dos outros.
“Raramente bebês ou crianças com alergia à proteína do leite de vaca apresentam, concomitantemente, intolerância à lactose. Por outro lado, nos casos de enterocolite alérgica, podem apresentar intolerância nas primeiras semanas, de forma secundária à lesão de mucosa intestinal”, conta.
Enquanto a intolerância à lactose está ligada com uma reação do sistema digestivo, a alergia à proteína do leite de vaca se relaciona a uma defesa do sistema imunológico. No caso do primeiro, é mais frequente a presença em adultos e idosos, enquanto o segundo costuma aparecer em bebês e crianças.

Na alergia à proteína do leite de vaca, é importante ainda ficar em alerta aos sinais de coriza, crises de espirro, coceiras e manchas avermelhadas na pele. Vale lembrar que os sintomas também podem aparecer mesmo quando uma quantidade pouca de leite ou derivados é ingerida.
Já para a intolerância, a nutricionista reforça: “A quantidade de lactose que irá causar sintomas varia de indivíduo para indivíduo. Depende de quanto e da forma que a lactose for ingerida e do grau de deficiência da enzima lactase, mas, normalmente, são transitórios e não causam danos ao trato gastrointestinal”.
Para te contar mais ainda sobre o assunto, a Pais&Filhos se uniu com SupraSoy para conversar sobre “A intolerância a lactose e alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e os benefícios da proteína vegetal na nutrição das crianças e imunidade na alimentação da família” em uma live para lá de especial.
Quem vai comandar esse bate-papo será nossa editora-executiva, Andressa Simonini, filha de Branca Helena e Igor, com a nutricionista Dra Lara Natacci. Fique de olho em nossas redes sociais para não perder nenhum detalhe do encontro. Vamos transmitir o bate-papo em tempo real através de uma live no Instagram e Facebook da Pais&Filhos e também pelo Instagram de SupraSoy, a partir das 15h.









