Na sexta-feira, 11 de agosto, foi ao ar o episódio do programa Conversa com o Bial onde Thales Bretas, médico mineiro de 35 anos, viúvo do artista Paulo Gustavo, que faleceu aos 42 anos em 2021, foi o convidado. No bate papo, o dermatologista que é pai de Romeu e Gael, nascidos nos Estados Unidos em 2019, falou um pouco sobre como os filhos lidam com a perda de Paulo.
Em resposta à pergunta do jornalista e apresentador, Pedro Bial, de 65 anos: “Como eles manifestam a falta que eles sentem do Paulo?”, Thales respondeu que queria manter fresca a memória de Romeu e Gael, para que os meninos sempre lembrem de Paulo Gustavo, então procurava mostrar vídeos e fotos, mas percebeu que isso era desafiador para as crianças.
“Eles saíam de perto, mudavam de assunto, não entendiam o porquê da ausência desse pai, se era um abandono… Criança muito pequena, embora eu sempre explicasse o que aconteceu, que ficou ‘dodói’ e foi pro céu, eu sempre fazia essa ‘brincadeirinha’”, contou o pai. Thales continuou dizendo que agora, com os filhos um pouco maiores, estão mais curiosos sobre a vida, então perguntam sobre o assunto.
“Um dia o Romeu me perguntou: ‘Por que o ‘papai’ Paulo foi pro céu?’, aí eu falei assim: ‘Porque ele ficou ‘dodói’, filho. E a gente não escolhe saúde… Tem momentos que a gente fica ‘dodói’, não consegue melhorar e vai pro céu’, ele falou assim: ‘Mas eu não queria que o ‘papai’ Paulo fosse pro céu’”, lembrou o viúvo do artista.
Thales também relatou que o filho, que está com 3 para 4 anos de idade, tem dificuldade para processar esse assunto. “Na hora eu até engoli o choro, assim, falei: ‘Eu também não queria, filho, de jeito nenhum. A gente nunca quer que alguém vá pro céu e a gente nunca escolhe essa hora. É claro que a gente tem que cuidar pra isso nunca acontecer, mas isso é uma coisa que foge do nosso domínio e quem tá vivo, uma hora vai pro céu. Então a gente, em algum momento, também vai ter esse encontro de novo”, continuou dizendo que tenta filosofar uma coisa que é difícil para ele mesmo processar.
Os meninos têm 13 dias de diferença. Romeu nasceu no dia 3 de agosto, e Gael 10 dias depois. Ambos foram concebidos por meio de barriga de aluguel, método que é permitido no território estadunidense. Em entrevista à Revista Híbrida, Thales falou sobre a figura materna na vida das crianças. “Eles já me perguntaram sobre a ‘mamãe’ deles, aí eu expliquei que eu e papai Paulo pegamos uma barriga emprestada para tê-los”.
“Eles são bombardeados com essas datas simbólicas, como o Dia das Mães, mas tento explicar da melhor maneira”, continuou. O médico ainda contou que não gosta de mentir e que acredita na importância da figura materna, bem como na paterna, e que acredita que tem cumprido bem esse papel.