Fabiana Justus, de 38 anos, usou as redes sociais para explicar como foi seu transplante de medula óssea. A filha de Roberto Justus decidiu se pronunciar depois de receber um comentário afirmando que “dinheiro muitas vezes compra a chance de viver, como foi o caso dela”. Incomodada com a insinuação, ela fez questão de esclarecer a situação em seu Instagram na última quarta-feira (4).
Esclarecimento sobre o SUS
Em sua fala, Fabiana explicou que o procedimento foi realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS), sem custos adicionais. “Tem gente que afirma coisas sem saber. Existe muita confusão sobre esse assunto, e acabam disseminando informações erradas. Isso é muito perigoso”, disse.
Ela detalhou que o processo de busca por doadores é feito de forma oficial e gratuita. “Quando o médico põe o nome em um banco nacional para tentar encontrar um doador para seu paciente, ele também pode tentar colocar em um banco internacional, global, para ter mais possibilidades de achar. E não precisa gastar dinheiro para isso. É feito pelo SUS”, explicou.

Detalhes do transplante
A influenciadora também contou como foi todo o caminho até receber a nova medula. “Meu transplante, o trajeto da medula nova de lá [de fora do Brasil] para cá, isso foi tudo feito pelo SUS. Não foi dinheiro que comprou minha medula”, declarou.
Fabiana fez questão de reconhecer seus privilégios, mas reforçou a importância da informação correta. “Sei que tenho acesso a médicos excelentes e não estou ignorando esse fato, mas cuidado com as informações que vocês disseminam por aí que não são corretas. E não tem fila de transplante de medula óssea”, finalizou.










