Durante a gravidez, é normal você se sentir um pouquinho perdida com a infinidade de listas do que pode ou não comer. Mas temos uma boa notícia: a alimentação nesse período pode (e deve!) ser bem variada.
Ao contrário do que muita gente pensa, você não precisa “comer por dois”! É só ter atenção em relação à sua dieta, principalmente na escolha dos alimentos.
A seguir, confira o que você precisa saber sobre alimentação na gravidez. As informações são do site Parents, referência em parentalidade.
Os nutrientes indispensáveis
Durante a gestação, o seu corpo trabalha em dobro! Então, é muito importante ter uma boa reserva de nutrientes.
O ácido fólico é um dos principais, especialmente nas primeiras semanas. Isso porque ele ajuda a prevenir malformações no tubo neural do bebê.
Outro nutriente essencial é o cálcio, que fortalece os ossos e os dentes do bebê. Além disso, ele te ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia.
Observe também o seu consumo de ferro, porque o volume de sangue aumenta na gravidez. Por fim, não se esqueça do zinco, que é fundamental para o crescimento e o sistema imunológico do bebê.
Variedade de alimentos
Quanto mais colorido o seu prato, melhor! As frutas e os legumes oferecem uma grande variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes.
Além disso, essa diversidade ajuda o bebê a ter contato com sabores diferentes mesmo quando ainda está dentro do útero.
Contudo, se no começo da gestação você só consegue comer alimentos leves, está tudo bem! O importante é voltar a comer um pouquinho de tudo assim que possível.
Prefira alimentos frescos
Sempre que der, invista em alimentos orgânicos ou locais. Dessa forma, você diminui o risco de exposição a agrotóxicos, que podem afetar o desenvolvimento do bebê.
Também lave as frutas e verduras, principalmente aquelas que têm casca fina, como a maçã.
Aposte nos ômega-3
Os ácidos graxos ômega-3 são os seus maiores aliados no desenvolvimento cerebral do bebê!
E os benefícios deles não são só para as crianças — essas substâncias também ajudam você a se prevenir contra a depressão pós-parto.
Você encontra os ômega-3 em peixes como salmão e sardinha.
Cuidado com os exageros
Já ouviu aquela história de que, na gravidez, você tem que “comer por dois”? Isso não passa de um mito.
Assim, o ideal é aumentar o consumo de calorias só a partir do segundo trimestre. Lembre-se de que comer demais pode aumentar o risco de pressão alta e de obesidade infantil.
Então, priorize refeições equilibradas e evite carboidratos refinados, que podem causar picos de glicose.
Alimentação e hidratação
Durante a gravidez, o seu corpo precisa ainda mais de hidratação! Bebendo bastante água, você evita dores de cabeça e até contrações prematuras.
Outra boa dica: lembre-se de comer a cada três horas, porque as refeições frequentes te ajudam a diminuir a azia e os enjoos.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!







