Conforme o parto se aproxima, é normal ficar atenta a qualquer sinal de que o bebê está a caminho. As contrações, por exemplo, estão no topo dessa lista.
Elas indicam que o corpo está se preparando para o seu filho, mas nem sempre significam que o trabalho de parto está começando.
No terceiro trimestre, é comum sentir contrações leves e irregulares, que são conhecidas como contrações de Braxton Hicks. Elas fazem parte do processo de adaptação do útero e não indicam que o parto começou de fato.
Logo abaixo, você confere informações importantes sobre as contrações na gravidez, de acordo com uma matéria publicada no site Parents.
O que são as contrações de Braxton Hicks?
Também chamadas de “contrações de treinamento”, as Braxton Hicks são, basicamente, o seu corpo “ensaiando” antes do grande momento.
Mas, diferente das contrações reais, elas não dilatam o colo do útero nem se tornam mais fortes com o passar do tempo.
A parte boa é que elas são rápidas! A duração costuma ficar entre 30 segundos e dois minutos. Além disso, as contrações desaparecem quando você muda de posição, descansa ou se hidrata.
Apesar de serem desconfortáveis, são absolutamente normais e indicam que o seu corpo está se preparando para o parto.
Quais podem ser as causas?
As contrações de Braxton Hicks podem ser estimuladas por diferentes fatores, como esforço físico, desidratação, bexiga cheia ou até relações sexuais.
O orgasmo e algumas substâncias presentes no sêmen podem deixar o útero enrijecido temporariamente, o que é inofensivo na maior parte dos casos.
A recomendação é simples: fazer pausas ao longo do dia, beber bastante água e observar se as contrações diminuem. Mas se o incômodo continuar, converse com o seu obstetra.
Contrações de verdade
As contrações reais de parto geralmente começam entre a 38ª e a 41ª semana de gestação. Elas são mais intensas, doloridas e seguem um ritmo regular, ficando cada vez mais próximas e longas.
Além disso, não passam com repouso ou mudança de posição. Outro sinal importante é a dor que começa nas costas e se irradia para o abdômen.
Contrações de trabalho de parto precoce
Se as contrações começam antes da 37ª semana, isso é um sinal de alerta. Esse quadro pode indicar trabalho de parto prematuro, especialmente se você sentir pressão pélvica ou tiver corrimento com sangue junto à dor forte.
Nesse caso, o ideal é procurar atendimento médico imediatamente. Afinal, o nascimento prematuro pode trazer alguns riscos ao bebê, como dificuldade respiratória ou baixo peso.
Contrações de parto falso
De acordo com especialistas, também existe um outro tipo de contração que pode ser confundida com a Braxton Hicks: a contração de “parto falso”.
Ela só acontece quando você está perto de dar à luz, mas não significa que você realmente está em trabalho de parto. Porém, essas contrações duram até um minuto e são mais frequentes, acontecendo geralmente a cada 5 minutos.
Posso tentar induzir em casa?
A gente sabe que, no final da gravidez, a ansiedade para conhecer o bebê está a mil! Porém, não recomendamos provocar as contrações por conta própria.
Cada gestação tem seu ritmo, e o seu corpo precisa desse tempo para amadurecer o colo do útero e preparar o bebê para nascer com segurança.
Existem algumas medidas que ajudam a deixar o corpo ativo e pronto, como caminhadas leves, hidratação e descanso. Mas lembre-se de que qualquer tentativa de indução deve ser feita apenas com a orientação do seu médico.
Leia mais
- É seguro andar de avião no primeiro trimestre da gestação?
- 4 sintomas que incomodam, mas são sinais de uma gravidez saudável