A capacidade de cada mulher engravidar depende diretamente do seu nível de fertilidade , que é influenciada pelo ciclo menstrual da mulher. Em conversa com o Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra, desvendamos mitos e fatos sobre o período fértil e as chances de concepção fora deste intervalo.

O que é o período fértil?
O período fértil corresponde à fase do ciclo menstrual em que a mulher tem maiores chances de engravidar, coincidindo com a ovulação. Para mulheres com ciclos de 28 dias, por exemplo, a ovulação geralmente ocorre por volta do 14º dia. Contudo, ciclos menstruais podem variar entre 25 a 35 dias.
É possível engravidar fora do período fértil?
Sem rodeios: sim, é possível engravidar fora do seu período fértil. O que define essa possibilidade é o ciclo menstrual, ele se divide em duas fases, antes e depois da ovulação, podendo variar entre as mulheres. Esse fator, aliado à capacidade de sobrevivência dos espermatozoides no canal vaginal – que pode chegar a cinco dias – aumenta as chances de concepção mesmo fora do período considerado fértil.

Especialistas destacam que podem acontecer casos em que a ovulação ocorre antes do esperado e, caso haja relações sexuais desprotegidas logo após o término da menstruação, existe o risco de gravidez.
Períodos menos propícios para gravidez
Os dias que antecedem a menstruação são os menos férteis do ciclo menstrual. Em caso de acompanhamento do ciclo com aplicativos é necessário cuidado, pois as estimativas podem errar e não corresponder à realidade individual de cada mulher.

Como identificar o período fértil?
A utilização de testes de fertilidade é recomendada para identificar com precisão o período fértil. Diferentemente das estimativas baseadas no ciclo médio, esses testes fornecem informações mais certeiro sobre a ovulação.
Uso incorreto do anticoncepcional e suas consequências
O uso inadequado de anticoncepcionais está diretamente relacionado ao aumento das chances de gravidez. Segundo o ginecologista, mesmo as pílulas de baixa dosagem podem falhar se não forem tomadas corretamente. A adesão rigorosa ao método contraceptivo é essencial para sua eficácia.

Neste contexto, entender os mecanismos da fertilidade feminina e os fatores que influenciam as chances de gravidez é fundamental para mulheres que planejam ou desejam evitar uma gestação. As orientações médicas e um acompanhamento cuidadoso do ciclo menstrual são ferramentas valiosas nesse processo.