Curtir a gravidez viajando? Claro que sim! Planejar férias ou viajar a trabalho durante a gravidez é possível, desde que alguns cuidados sejam tomados para garantir a saúde da mãe e do bebê.
Se a viagem for de carro, foco nas paradas. Faça pausas regulares no percurso, nas quais você faça caminhadas e se alimente direitinho. Mesmo assim, não é recomendado que grávidas viagem após a 36ª semana.
Quando o assunto é viajar de avião, as coisas mudam. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) recomenda às companhias que solicitem uma autorização médica para as gestantes que viajam a partir da 36ª semana (ou 32ª, no caso de gestações múltiplas). A exigência pode variar de acordo com cada companhia aérea, então se informe logo no momento da compra das passagens.
No dia anterior e durante o voo, evite alimentos que produzam gases, além de chá, café e bebidas com cola, que são diuréticas e aumentam a vontade de urinar. “As grávidas podem ficar desidratadas com facilidade, por isso devem tomar um litro de água a cada seis horas de viagem”, explica Gustavo Kesselring, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.
Outro cuidado super importante nas viagens de avião é não ficar muito tempo sentada, na mesma posição. Isso pode provocar inchaço, portanto, o ideal é usar meias de compressão durante o voo e levantar regularmente para uma caminhadinha. É recomendado, ainda, o uso de um soro nasal durante o voo, já que o ar dos aviões é muito seco.
Leia também:
Aplicativo de celular salva vida de bebê antes mesmo dele nascer
Despacito para dilatação! Você precisa ver grávidas arrasando no rebolado
Síndrome da transfusão feto-fetal pode afetar grávidas de gêmeos idênticos; fique atenta!