Notícias

Boa notícia! Vacina contra o câncer vai estar disponível até 2030

Reprodução / Shutterstock

Publicado em 17/10/2022, às 12h43 - Atualizado às 13h46 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Os fundadores da empresa farmacêutica BioNTech, o casal de cientistas Ugur Sahin e Özlem Türeci, responsável por criar um dos imunizantes contra a Covid-19, anunciou no domingo, 16 de outubro, que as vacinas da BioNTech com o objetivo de ajudar no tratamento de câncer estarão disponíveis para uso da população afetada pela doença em menos de 10 anos.

Em entrevista ao programa de TV da BBC Sunday with Laura Kuenssberg, a dona da companhia, Ugur Sahin, disse: “Nosso objetivo é usar a abordagem de vacina individualizada para garantir que os pacientes recebam uma dosagem personalizada que induza uma resposta imune logo após a cirurgia. Isso fará com que as células T, responsáveis pela defesa do corpo, consigam rastrear as células tumorais restantes e, idealmente, as eliminem”.

A vacina será um método menos invasivo de tratar a doença (Foto: Reprodução / Shutterstock)

A BioNTech já está  em uma fase avançada de testes clínicos de versões do imunizante focadas no câncer colorretal, câncer de pele melanoma, e câncer de cabeça e pescoço, os outros imunizantes, que tem como objetivo tratar o  câncer de ovário, de próstata e de tumores sólidos, ainda estão em fase inicial de teste em humanos.

O foco do casal de donos da BioNTech é o uso do RNA mensageiro, inclusive é com ele que criam imunizantes contra o Covid-19: “A tecnologia de RNAm possibilita que você diga ao corpo como produzir o medicamento ou a vacina. Quando você usa o RNAm como uma vacina, ele serve como um manual para elaborar o ‘cartaz de procurado’ do inimigo. Neste caso, os inimigos são os antígenos de câncer que distinguem as células cancerosas das células normais”, explicou Özlem Türeci.

A vacina também poderá ajudar no desenvolvimento de medicamentos contra outras doenças(Foto: Shutterstock)

Se as vacinas de RNA mensageiro terem sucesso contra os tumores cancerígenos, esse será um tipo de tratamento menos invasivo para o tratamento do câncer e, possivelmente também, para terapias contra doenças virais como o HIV e a zika vírus.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
câncer Saúde Notícias Desenvolvimento crianças vacina