Notícias

Brasil fecha fronteira com Uruguai para impedir contaminação por coronavírus

Cultura Aeronáutica

Publicado em 23/03/2020, às 06h41 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


A medida foi tomada para que não haja mais casos de contaminação no país (Foto: Cultura Aeronáutica)

No último domingo, 22 de março, uma portaria, publicada no Diário Oficial da União, definiu que a fronteira com o Uruguai será fechada por 30 dias, para evitar a entrada de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Brasil.

No entanto, as restrições da fronteira não irão impedir o tráfego de transportes rodoviários de cargas, ações humanitárias e trânsito de residentes em cidades de fronteira, porém apenas com apresentação do documento de residente fronteiriço.

A portaria também não irá se aplicar a: brasileiros, natos ou naturalizados, cônjuges ou companheiros uruguaios brasileiros, natos ou naturalizados, uruguaios que tenham filhos brasileiros, estrangeiros que são residentes no Brasil, profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismo internacional e funcionários estrangeiros junto ao Governo brasileiro.

Fronteiras fechadas

Sete países estão com as fronteiras fechadas (Foto: Getty Images)

O governo federal publicou na quinta-feira (19), o fechamento de fronteiras do Brasil com países vizinhos da América do Sul, por conta da pandemia de coronavírus, a determinação vai prosseguir inicialmente por 15 dias, a partir desta quinta.

Segundo o documento, a ação foi tomada conforme recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E se justifica por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus.

 A medida vale para a entrada de estrangeiros provenientes dos seguintes países vizinhos, como a Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Paraguai e Peru, a Venezuela já havia sido decretada o fechamento da fronteira. Como o Brasil não faz fronteira com Chile e Equador, ambos países não estão na lista.

A restrição não se aplica ao tráfego do transporte rodoviário de cargas. A medida vale para estrangeiros que estejam em outros países e queiram entrar no Brasil, mas cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil.

O estrangeiro que descumprir a restrição de entrada no país será deportado imediatamente e não poderá fazer pedido de refúgio. Vai ter uma medida específica para determinar regras sobre as fronteiras terrestres do Brasil com o Uruguai, pois o fechamento da fronteira com Uruguai está sendo negociado pelos governos dos dois países, de acordo com o Ministério da Justiça.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Saúde Notícias coronavírus covid-19 pandemia vírus