• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Notícias

Polícia encontra bebê trancado em quarto escuro após chamado desesperado dos vizinhos e caso gera revolta

Por Nathalia Lopes
07/10/2019
Em Notícias
Essa foi a rua na qual a criança foi encontrada

Essa foi a rua na qual a criança foi encontrada reprodução/Daily Mail

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

LeiaMais

quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025
útero ilustrativo rosa em um fundo azul.

Colo do útero: o que toda gestante precisa saber

19 de setembro de 2025
Quarto de bebê com parede branca, berço e cômoda de madeira.

Como organizar o quarto do bebê? Veja dicas

19 de setembro de 2025
Confira 7 dicas de como deixar a casa mais segura para seu bebê.

7 dicas para deixar a casa mais segura para seu bebê

19 de setembro de 2025
Essa foi a rua na qual a criança foi encontrada (Foto: reprodução/Daily Mail)

Um caso deixou todo o departamento de polícia de Salford, Inglaterra, revoltado. Depois de uma denúncia anônima, eles prenderam dois adultos, um casal por volta dos 3o anos, por negligência. Acontece que eles mantinham uma criança dentro de um quarto escuro com apenas um pouco de água.

Segundo testemunhas da prisão do casal, que não foi identificado, o cômodo se assemelhava com uma cela. Tanto pelo tamanho, quanto pelo tratamento o menor recebia. E por mais que o homem e a mulher tenham sido flagrados por negligência, os dois foram liberados para seguir em liberdade até o final do processo.

O Daily Mail acompanhou o caso de perto e uma outra testemunha afirmou que apesar da criança estar vivendo naquelas condições, ela não apresentava nenhuma marca de agressões, mas mesmo assim foi encaminhada para o hospital. “A criança não sofreu ferimentos e está sob os cuidados dos serviços infantis”.

A polícia foi chamada pelos vizinhos que desconfiavam do tratamento que os dois davam ao bebê. “Os policiais foram avisados um pouco depois das 10h40 da quinta-feira, 3 de outubro, após um relatório de uma criança desacompanhada em um endereço na Bolton Road”.

Negligência dos pais causa trauma nos filhos

Filhos não vêm com manual de instrução e até hoje não existe um curso, faculdade ou workshop que ensine a melhor forma de criá-los. O problema é que algumas atitudes (ou falta de atitude) podem resultar em uma negligência paterna, causando acidentes ou situações traumáticas que podem trazer sequelas de diferentes níveis na criança e também nos pais.

É triste dizer isso, mas são incontáveis as situações em que os filhos são expostos ao perigo por descuido dos adultos. Recentemente o caso de um menino de 11 anos que foi atacado por um tigre em um zoológico no Paraná e teve o braço dilacerado ganhou destaque.

A psicanalista de crianças e adolescentes da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, Ana Maria Sabrosa, explica que existem situações em que os pais deixam as crianças brincarem com o perigo e não conseguem calcular os limites entre o que é uma simples aventura e o que é uma exposição perigosa. Ela lembra os casos em que as crianças se machucam ou perdem membros em brincadeiras típicas de festa junina ao tentar soltar rojões e fogos de artifício.

Para o psicanalista da Sociedade Paulista de Psicanálise, Fernando Savaglia, é preciso cuidado ao falar sobre negligência. “Existem atos acidentais que ocorrem por despreparo dos pais e episódios em que os pais acabam rejeitando os filhos, que podem ser sinais de uma psicopatologia”.

A psicóloga, terapeuta familiar e diretora do Centro de Estudos da Família, Adriana Zilberman, qualifica como negligência todo tipo de ação que causa um dano físico ou psicológico na criança. “Nem sempre ela é intencional, infelizmente algumas pessoas não tem preparo para exercer a função parental de forma adequada por falta de maturidade, por falhas no caráter e até por um problema pontual que pode até colocar a própria vida do adulto em risco”.

Para Ana Maria, muitos pais não conseguem oferecer todo o zelo que a criança merece porque também foram negligenciados quando crianças. Sendo assim são incapazes de transmitirem algo diferente do que receberam.

Tipos de negligência

Para a diretora do Centro de Estudos da Família, vivemos um período em que as prioridades mudaram e os pais não conseguem priorizar a família, ficam mais preocupados com o trabalho e em driblar as questões rotineiras e se esquecem de prestar atenção nos filhos.

A correria faz parte da vida de todas as famílias, e por mais que os adultos tentem, não conseguem estar presentes em todos os momentos. Mas existem casos em que pequenos esquecimentos podem trazer consequências irreversíveis, como situações em que os pais esquecem os filhos pequenos no banco de trás do carro.

Para Savaglia, assim como os animais, o ser humano é dotado de um amor biológico. “É algo instintivo, nós também temos essa relação de querer proteger as crianças o tempo todo. Quando um filho é esquecido no carro, esse sentimento é colocado de lado. É como se a ansiedade fosse maior do que o amor”.

Esquecer um filho na escola, por exemplo, pode ser uma simples falha de comunicação entre os cuidadores sobre quem buscaria, mas também pode ser um tipo de rejeição. “Isso mexe com a auto-estima e em algum momento a criança vai ter que acomodar isso dentro dela”.

Existem atitudes que podem causar traumas irreversíveis nas crianças e os pais nem se dão conta. A psicanalista Ana Maria Sabrosa conta que a cobrança pelo perfeccionismo, projetar na criança expectativas pessoais e não aceitar suas próprias características também são formas de negligência que podem levar a uma autodepreciação, dificuldade de relacionamento social e doenças.

Leia também: 

Você sabia que o abandono afetivo do pai pode levar à indenização?

Absurdo! Recém-nascido é abandonado em terreno baldio dentro de caixa de papelão no MS

Mulher abandona bebê com estranho e explica por que não quer ficar com o filho

Tags: BebêNotícias
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Ela ficou super estilosa!

Que susto! Menino de 3 anos corta o cabelo da irmã e o resultado fica melhor do que se esperava

Se não brincar, não cresce! Por que o momento lúdico para o desenvolvimento infantil
Universidade de Pais

A Primeira Infância é para a Vida Toda: o que a ciência revela e por que precisamos agir

Por Dr. Wimer Bottura Junior
20 de setembro de 2025
0

Por Ana Luisa Meirelles e Dr. Wimer Bottura Júnior Imagine: nos primeiros seis anos de vida, o cérebro forma conexões...

Leia maisDetails
Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

19 de setembro de 2025
Receita fácil de mini torta de oreo: aprenda a fazer

Receita fácil de mini torta de Oreo: aprenda a fazer

19 de setembro de 2025
beijinho na forrma

Receita simples para crianças: beijinho de leite em pó

19 de setembro de 2025
quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.