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Início Recriar pelo Brincar

Brincar: o caminho do meio entre o mundo real e o digital

Por Patricia Camargo e Patrícia Marinho
25/04/2025
Em Recriar pelo Brincar
(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

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Vivemos um tempo em que quase tudo — do trabalho às receitas de bolo — passa por uma tela. E, naturalmente, a infância também está entrando nesse circuito. Mas será que a gente precisa escolher entre o mundo real e o mundo digital para criar nossos filhos? A resposta pode estar no brincar. Porque o equilíbrio entre o real e o digital não começa na adolescência, mas na base, desde o início da infância.

“O melhor caminho, então, é buscar para as infâncias e adolescências o equilíbrio, de maneira que elas possam explorar com segurança os aspectos positivos do uso das tecnologias, ao mesmo tempo em que são incentivadas a explorar e a vivenciar as experiências que só o mundo físico e a interação social podem proporcionar.” (Agenda 227*)

E quem é que melhor oferece essa vivência rica do mundo físico e da interação social do que o brincar?

Brincar está presente tanto no mundo real quanto no digital, mas é no corpo em movimento, na interação olho no olho, na criatividade com objetos simples, que as crianças constroem as bases do seu desenvolvimento — físico, emocional, cognitivo e social. É brincando no mundo real que elas aprendem a fazer escolhas, a lidar com frustrações, a experimentar, a criar e a imaginar.

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Essas habilidades, adquiridas desde cedo, são fundamentais para que lá na frente, na pré-adolescência e adolescência, elas possam se relacionar com o mundo digital de forma mais equilibrada. 

Quem brinca com liberdade hoje, tem mais chance de usar a internet com consciência amanhã. 

Quem desenvolve pensamento crítico e criatividade com caixas de papelão, tecidos e folhas secas, vai saber interagir com inteligência artificial sem depender dela para tudo — ou pior, sem ser manipulado por ela.

Esse caminho não precisa ser inventado. Ele já está garantido em lei. O direito ao brincar está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Plano Nacional pela Primeira Infância, no Marco Legal da Primeira Infância e, mais recentemente, também na Lei nº 14.826/2024, que reconhece o direito ao brincar como estratégias de prevenção à violência contra crianças. Sim, brincar também é proteção. No caso do tema desta coluna, brincar é proteção contra a violência do mal uso das redes sociais e da tecnologia.

Quem brinca com liberdade hoje, tem mais chance de usar a internet com consciência amanhã (Foto: Freepik)

Cabe ao Estado garantir espaços, políticas e programas que respeitem esse direito. Cabe à sociedade valorizar o brincar e promovê-lo em todos os lugares onde há uma criança. E cabe às famílias, especialmente na Primeira Infância, saber que existe respaldo legal para priorizar a brincadeira na vida das crianças, inclusive resistindo à imposição precoce das telas. 

É possível usar a brincadeira como uma aliada poderosa na construção de uma infância saudável e cheia de possibilidades.

Promover o brincar não é resistir à tecnologia. É preparar o terreno para que ela entre na vida das crianças no tempo certo, com raízes bem fincadas na realidade. E quanto mais a gente oferece o brincar como parte da rotina, como gesto de afeto, mais estamos ajudando a construir esse equilíbrio entre os mundos.

Quanto mais experiências ricas no mundo físico a criança tiver, mais segura e preparada ela estará para fazer escolhas conscientes no mundo digital.

Brincar é o caminho do meio. E o melhor momento para começar é agora.

*Agenda 227 é um coletivo de instituições que advoga em defesa da infância junto aos promotores de políticas públicas e da sociedade em geral. O Tempojunto é uma das signatárias da Agenda 227.

Tags: brincadeirabrincarcolunaComportamentoFamíliapatricia camargo e pat marinhorecriar pelo brincar
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