Sabe aquele barulhinho de dentes rangendo à noite vindo do quarto do seu filho? Pode ser um sinal de bruxismo em crianças, um comportamento relativamente comum, principalmente em fase de crescimento.
Apesar de não ser considerado algo grave, é importante tentar entender melhor o que está acontecendo e como cuidar da saúde bucal do seu filho com atenção.
Abaixo, você confere mais detalhes de como identificar o bruxismo em crianças e como prevenir, de acordo com a matéria da Redação Pais&Filhos.
O que é bruxismo infantil?
Segundo especialistas, o bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes. Ele pode ser praticado por crianças ou adultos, de forma consciente ou até mesmo durante o sono.
Paulo Breinis, neuropediatra, afirma que ceca de 40% das crianças podem apresentar esse comportamento e é importante atentar-se a ele.
Por que o bruxismo aparece na infância?
Na infância, o bruxismo infantil costuma surgir de maneira natural, principalmente no período de troca de dentição. Quando as crianças começam a coçar os dentinhos para se acostumar com a nova fase.
De acordo com o cirurgião-dentista Alexandre Bussab, “a primeira troca de dentes acontece por volta dos 5 ou 6 anos, e depois entre 7 e 8 anos. Em geral, até os 9 ou 10 anos, os dentes permanentes já estão todos posicionados.”
Com isso, o processo pode causar incômodos ou diferentes sensações nas crianças que podem levar a rangição dos dentes.
É algo preocupante para a saúde?

Em boa parte dos casos, o bruxismo infantil é algo temporário e não representa risco para o desenvolvimento da criança.
Entretanto, caso se prolonge ou seja muito intenso pode acontecer um desgaste e causar um problema na articulação temporomandibular (ATM).
Como tratar o bruxismo em crianças?
Em casos que precise de tratamento, é importante marcar uma consulta com um odontopediatra. Estes profissionais são especialistas no assunto.
O dentista pode recomendar o uso de um aparelho ortodôntico feito em resina, que é mais suave e adaptável ao crescimento da boca da criança.
Por outro lado, na maioria das vezes não é necessário tratamento. O bruxismo vai desaparecer naturalmente com o tempo.
Como os pais podem ajudar?
Para os pais é importante ficar atento aos sintomas e orientar o filho. Algumas pequenas atitudes que podem ajudar:
- Converse com seu filho e procure entender se tem algo incomodando
- Crie uma rotina de sono tranquila, com momentos relaxantes antes de dormir
- Agende uma consulta com um dentista infantil de confiança
- Fique atento a queixas de dores mandibulares, dores de cabeça ou dentes desgastados
O estresse tem relação com o bruxismo?
Sim! Geralmente, crianças que vivem rotinas muito agitadas, com excesso de atividades, responsabilidades ou mudanças no ambiente familiar podem acabar apertando os dentes sem perceber, principalmente durante a noite.
Assim, é fundamental observar não só os sinais físicos, mas também o emocional do seu filho. Um ambiente tranquilo, com diálogo e apoio, pode fazer toda a diferença.
Ficou com dúvidas? Procure um especialista
Se você ficou com alguns questionamentos é importante procurar ajuda profissional para obter uma boa orientação.
Os profissionais responsáveis por esse cuidado são os odontopediatras ou neuropediatras. Eles são os mais indicados para avaliar o quadro e indicar o melhor caminho.
Leia mais
- Gravidez e saúde bucal: como a higiene dos dentes pode prevenir parto prematuro
- Dentes do bebê nascendo? Saiba os sintomas e como aliviar o desconforto