A saúde do seu filho é sempre prioridade! Então, lembre-se de que a vacinação é uma das formas mais importantes de cuidado. Por isso, o Ministério da Saúde anunciou a Campanha Nacional de Multivacinação, que vai ocorrer entre os dias 6 e 31 de outubro, em todo o Brasil.
A ação é voltada para crianças e adolescentes. Em meio à campanha, haverá um grande Dia D de vacinação em 18 de outubro. Nessa data, os postos de saúde estarão abertos em todo o país para facilitar a ida das famílias.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a campanha é um momento de unir esforços para proteger as próximas gerações. Para incentivar a participação, o aplicativo Meu SUS Digital enviará alertas a 40 milhões de pessoas, reforçando a importância da vacinação.
Logo abaixo, você confere as informações liberadas pelo Ministério da Saúde.
O que é a Campanha de Multivacinação?
É uma grande mobilização para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A ideia é garantir que todos recebam as doses recomendadas pelo Calendário Nacional de Vacinação 2025. Assim, é possível ampliar a proteção contra doenças que ainda circulam no país.
Quais vacinas estarão disponíveis?
Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário infantil e adolescente. Elas incluem:
- BCG
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/HB)
- Poliomielite inativada
- Rotavírus
- Pneumocócica 10 valente (conjugada)
- Meningocócica C e ACWY (conjugadas)
- Influenza
- Covid-19
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Varicela
- DTP
- Hepatite A
- HPV
A prioridade é resgatar jovens que ainda não receberam vacinas essenciais contra HPV, febre amarela e sarampo.
O impacto da vacinação no Brasil
Nos últimos anos, o Brasil registrou avanços importantes na cobertura vacinal. Entre 2022 e 2024, a vacinação contra poliomielite cresceu 17%. Já a tríplice viral viu um aumento de quase 40%. Enquanto isso, a vacina Penta apresentou crescimento de 17% no período.
Além disso, a proteção contra o sarampo é destaque! A primeira dose da tríplice viral passou de 80,7% em 2022 para 95,7% em 2024, enquanto a segunda dose chegou a 80,1%.
Cobertura vacinal do HPV
O HPV é um dos grandes focos da campanha. Em 2024, o Brasil atingiu 82% de cobertura entre meninas de 9 a 14 anos e 67% entre meninos da mesma faixa etária. Portanto, esse avanço se traduz em mais proteção contra o câncer de colo de útero, garganta e outras doenças associadas ao vírus.
O Dia D
O Dia D de vacinação, em 18 de outubro, é a sua chance de levar toda a família para os postos de saúde. Isso porque esse dia busca facilitar o acesso e te incentivar a atualizar a caderneta de vacinação do seu filho!
A vacinação é um ato de proteção
Manter as vacinas em dia é uma forma de proteger quem a gente mais ama e garantir uma infância saudável para as crianças.
Então, essa campanha é um convite para que cada família faça a sua parte. Assim, o Brasil continua sendo referência em vacinação infantil.
Leia mais
- Quais são os benefícios do mamão para a saúde?
- Adeus açúcar: descubra a fruta que adoça sem culpa e cuida da saúde dos seus filhos