Um Instituto na Rússia chamado Instituto Gamaleya, está desenvolvendo alternativa à vacina Sputnik V, que é uma vacina nasal. O diretor do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia desse Instituto, Alexander Ginzburg, comenta que espera registrar a nova iniciativa em 2022 se os ensaios clínicos forem bem-sucedidos.
“O centro está realizando trabalhos em diversas áreas de criação e aprimoramento das vacinas contra covid-19. Uma das iniciativas é fazer a vacina nasal. No momento, estão sendo feitos ensaios pré-clínicos dessa vacina. Planejamos começar testes clínicos no final deste ano ou no início de 2022, com registro planejado para 2022 conforme os resultados dos testes”, disse.
11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade
Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!
Segundo Ginzburg, um dos principais benefícios da vacina intranasal é a quase ausência de possíveis efeitos colaterais. Ainda, os pesquisadores planejam que a vacina nasal seja administrada em duas doses, mas também não descartam que ela possa ser dada em dose única.