No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data em que foi assassinado Zumbi dos Palmares, que lutava contra a escravidão no Brasil e se tornou um dos maiores símbolos da resistência negra.
Por causa da data, há décadas novembro se tornou referência como um mês cheio de atividades, eventos e ações que promovem a cultura negra e chamam a atenção para temas como inclusão social, racismo e diversidade.
Para introduzir o assunto com seu filho, separamos dicas de filmes e desenhos que estão dentro da temática e além de interessantes, são divertidos e abordam o tema de maneira didática e leve.
A princesa e o sapo (2009)
Na história da Disney, Tiana é uma jovem negra trabalhadora e ambiciosa. Ela sonha em um dia abrir o seu próprio restaurante em Nova Orleans, Estados Unidos. Mas seus planos acabam tendo um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, que foi transformado em sapo pelo Dr. Facilier. Porém, o príncipe sapo tem esperanças de se tornar um humano novamente se Tiana beijá-lo. Ela ainda passa por diversas aventuras só para conquistar seu restaurante dos sonhos.
Super Choque (2000)
A animação da DC se tornou muito popular no Brasil, pois inspirou muitas crianças negras que se viam representadas por Virgil. O personagem é um super-herói negro com poderes relacionados à eletricidade que, apesar dos inimigos, tem uma vida comum de adolescente. O desenho conta com muitos episódios que podem ser maratonados com as crianças.
Homem-Aranha no Aranhaverso (2019)
No filme, Miles Morales é um jovem negro do Brooklyn, Nova Iorque, Estados Unidos, que se tornou o Homem-Aranha, inspirado no legado de Peter Parker. Porém, ao visitar o túmulo de seu ídolo, até então falecido, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha.
Wakanda para sempre (2022)
Wakanda Para Sempre é a continuação do primeiro filme lançado pela Marvel: Pantera Negra – que também é uma excelente dica para quem ainda não assistiu. No longa, Wakanda se expande pelo mundo inteiro. Após a morte do ator de T’Challa (Chadwick Boseman), a civilização ficou fragilizada e o foco será nos personagens em volta do Pantera Negra lutando para vencer o mal. Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke) e Okoye (Danai Gurira) batalham para proteger a nação de Wakanda contra o rei Namor (Tenoch Huerta, de Narcos: México), do reino submerso de Talokan.
A mulher rei (2022)
A valente e altamente habilidosa Nanisca (Viola Davis) é a general que precisa treinar uma nova leva de recrutas guerreiras para a batalha de vida e morte contra um inimigo disposto a acabar com tudo. O filme conta com uma aula de representatividade negra feminina e ainda tem vários elementos que realmente aconteceram na vida real.
Dica extra: para assistir em 2023
Novo live-action da Pequena Sereia (2023)
A nova animação da Disney chega aos cinemas somente no dia 26 de maio de 2023. O remake do clássico desenho animado “A Pequena Sereia“, de 1989, contará a história de Ariel, uma jovem sereia que desiste da vida do mar e abre mão de tudo em troca de pernas ao se apaixonar por um príncipe humano. O filme contará com a triz Halle Bailey interpretando a Ariel e dando um show de representatividade nos cinemas.