Neste final de semana a lua está cheia, devido ao acontecimento popularmente conhecido como “Lua Pascal” ou “Lua Rosa”. Deste sexta-feira, 15 de abril, é possível ver o fenômeno por meio de satélites naturais. Mas, para quem ainda não conseguiu ver, fique tranquilo, pois a Lua Pacal continuará até o amanhecer desta segunda-feira, 18 de abril – segundo a Nasa.
A Lua surgirá em frente ao sol durante a tarde deste sábado e domingo, por volta das 15h – fazendo com que a noite seja mais iluminada que o convencional. De acordo com a revista Galileu, a fase de lua cheia de abril recebe o nome de Lua Rosa – pois, representa uma significativa tradição dos povos nativos norte-americanos para a chegada da primavera. Mas, calma lá! Pois, a lua não tem coloração rosada, é apenas um nome em homenagem à planta cor-de-rosa Phlox Stolonifera, que surge na estação do ano em questão.
Para o calendário cristão, se chama “Lua Pascal”, justamente por aparecer durante a comemoração de Páscoa – que é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera. Porém, há uma certa diferença no calendário das igrejas orientais e ocidentais. Para o cristianismo ocidental, a Páscoa é comemorada em 17 de abril, já para os cristãos ortodoxos orientais, a comemoração é realizada em 24 de abril.
Como observar o fenômeno
O raro fenômeno que acontecerá até o amanhecer desta segunda-feira, 18 de abril – pode der visto a olho nu, com o melhor horário sendo a primeira hora após o nascer da Lua. A visualização pode ser melhor com o uso de telescópios ou binóculos, pois, só assim é possível enxergar os detalhe das crateras lunares.