Superdotados e superinteligentes representam 2% da população do mundo com o QI (quociente de inteligência) acima da média. Mensa, organização fundada em 1946 no Reino Unido, tem uma representante no Brasil e vêm trabalhando para identificar essas pessoas. No próximo sábado, dia 28 de maio, testes serão realizados em 15 cidades do país.
Os testes de QI serão padronizados e, o processo de identificação será destinada a pessoas com mais de 17 anos que já tenham cursado ou estejam cursando ensino superior. “São testes possíveis de serem aplicados em grupos (5 a 10 participantes), que é a forma como a gente realiza essa aplicação, mas naturalmente de forma individualizada e com a supervisão de um psicólogo ou uma psicóloga no local”, disse Rodrigo Sauaia, presidente da Mensa Brasil.
A Mensa não divulga detalhes, exercícios e imagens, para evitar que os candidatos decorem o processo. Os testes são do tipo “culture fair”, ou seja, independem da língua que os candidatos falam ou dos conhecimentos específicos deles. “O teste em si, considerando o processo das explicações preliminares, da realização até a finalização, tem uma duração aproximada de 1 hora no total. Então, é um processo relativamente rápido e simples”, completou Rodrigo.

A Mensa conta com 145 mil membros, e na última rodada, que foi realizada em março, 19 brasileiros foram identificados como superinteligentes. Às 10h do sábado, a organização vai fazer testes em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), São Paulo (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Ribeirão Preto (SP).
A taxa de inscrição para os testes da Mensa que vão ocorrer no sábado é de R$ 98. Para inscrições, que podem ser feitas até sexta-feira (27), 12h, acesse: https://mensa.org.br/admissao/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected].