Neste sábado de manhã, o último paciente infectado pelo coronavírus no hospital de campanha do Ibirapuera, Iray Fernandes recebeu alta. Com isso, o governo paulista divulgou o encerramento das atividades do local.
Aos 70 anos de idade, o idoso deixou o hospital ao som de vários aplausos, dos próprios profissionais da saúde e familiares, com direito a bexigas azuis e brancas lançadas ao céu.
A iniciativa foi uma homenagem a todas às vítimas da doença no Brasil. O ginásio do Ibirapuera, desde o início de maio, tem sido mais um local destinado para tratar pacientes infectados pela covid-19, contando com 240 leitos.
O secretário estadual Jean Gorinchteyn fez um discurso emocionado no encerramento: “Muitas vidas não foram salvas. Esse é um marco simbólico”. De acordo com o boletim do governo estadual, no momento 45,5% dos leitos de enfermaria estão ocupados.
Apesar da queda no número de novas infecções na última semana em São Paulo, ele completou: “Nós ainda estamos no meio da nossa pandemia. Nós precisamos seguir as nossas regras sanitárias: evitar as aglomerações, usar as máscaras, higienizar as mãos -seja com água e sabão, seja com álcool em gel. Nós precisamos estar em alerta”.