Tomar a decisão de ter um filho é uma das maiores mudanças na vida de uma pessoa. E, uma vez feito esse plano, é comum que a ansiedade bata à porta: “Será que vai demorar?” “Existe alguma forma de acelerar isso?” A boa notícia é que, apesar de não existir uma fórmula mágica para garantir uma gravidez, há sim algumas estratégias que podem aumentar as chances de engravidar mais rápido. Spoiler: não envolve simpatia nem chá esquisito.
Entenda os sinais que o corpo dá
O primeiro passo para quem quer engravidar mais rápido é se conectar com o próprio corpo e entender como funciona o ciclo menstrual. A ovulação, que é quando o óvulo é liberado pelo ovário, é o momento-chave nesse processo.
Ficar de olho nos sinais que o corpo dá pode ajudar — e muito. Mudanças no muco cervical (aquele corrimento mais elástico e transparente), leve dor de um lado do abdômen ou até uma leve elevação na temperatura corporal basal são pistas importantes de que o corpo está ovulando. Além disso, dá para usar aplicativos que ajudam a mapear o ciclo, tornando a tarefa mais prática.
Planeje os dias com mais chance
Saber quando está ovulando é só metade do caminho. A outra metade é colocar em prática com um bom planejamento dos dias em que o casal terá relações sexuais. O ideal é começar a tentar cerca de três dias antes da ovulação e seguir até dois dias depois. Isso porque os espermatozoides conseguem sobreviver por até cinco dias no corpo, enquanto o óvulo dura no máximo 24 horas.
E não precisa se prender a regras rígidas sobre posições ou horários. O importante é que a relação aconteça com penetração vaginal durante a janela fértil. De resto, vale o que for mais confortável (e divertido!) para o casal.
Cuide da saúde dos espermatozoides
A saúde do parceiro também é peça fundamental no quebra-cabeça da fertilidade. Para garantir que os espermatozoides estejam prontos para a missão, é bom adotar alguns hábitos saudáveis:
- Reduzir o consumo de álcool;
- Abandonar o cigarro e outras substâncias que afetam a fertilidade;
- Investir em uma alimentação equilibrada;
- Evitar banhos muito quentes, saunas e até longos períodos com o laptop no colo.
E vale lembrar: a produção de espermatozoides leva cerca de 70 dias. Ou seja, as mudanças de hoje vão mostrar resultado em alguns meses.

Prepare seu corpo para receber o bebê
Assim como o corpo masculino precisa estar pronto, o feminino também. Antes mesmo de começar as tentativas, vale fazer um check-up, atualizar as vacinas e começar a suplementação com ácido fólico, que ajuda a prevenir malformações no bebê.
Além disso, reduzir o consumo de cafeína, manter um peso saudável e praticar atividades físicas com regularidade ajudam a equilibrar os hormônios e tornar o ambiente mais favorável à gestação.
Mantenha o estresse sob controle
A ansiedade é um dos maiores vilões nesse processo. Quando o assunto é fertilidade, o emocional conta bastante. O estresse pode atrapalhar a ovulação e até impactar o ciclo menstrual. E não é só com quem ovula, não: o estresse também interfere na qualidade dos espermatozoides.
Por isso, tente relaxar. Transformar esse momento em algo leve, divertido e íntimo fortalece o relacionamento e, de quebra, pode aumentar as chances de engravidar. Desacelerar é parte do processo.
Quando é hora de procurar ajuda médica?
Na maioria dos casos, os casais conseguem engravidar naturalmente nos primeiros meses de tentativa. Mas, se após um tempo os resultados não aparecerem, pode ser o momento de conversar com um especialista:
- Com menos de 35 anos: é recomendado procurar ajuda após 12 meses tentando;
- Entre 35 e 40 anos: vale conversar com um especialista depois de 6 meses;
- Acima de 40 anos: o ideal é buscar orientação assim que decidir engravidar.
Claro que esses prazos são apenas uma referência. Se houver qualquer suspeita de problema de fertilidade, tanto com a mulher quanto com o homem, vale adiantar a consulta e investigar.