Geleia de morango caseira é mais gostosa! Sem conservante é mais saudável e fácil de fazer!
Basta lavar a fruta, levar ao fogo baixo até o morango desmanchar e o caldo engrossar. Depois guardar num vidro esterilizado e levar a geleia, está pronta para ser usada. Vai bem no café da manhã com queijo branco fresco, no lanche da tarde sobre torradas e biscoitos. E ainda pode ser usada no preparo de tortas doces, cobertura de cheesecake, calda de sorvete e outras preparações. Mais em conta que a comprada pronta, vale a pena experimentar.
Ingredientes:
– 200g de morangos
– 1/2 xícara de chá de açúcar
– raspas de 1/2 limão tahiti, só a parte verde
Como Fazer:
Lave os morangos sob água corrente, com ajuda de uma escovinha própria. Retire as folhas e transfira-os para um bowl com água e uma colher de café de vinagre. Deixe de molho por 15min. Em seguida, com ajuda de uma espátula ou peneira pequena retire os morangos de dentro da água, em vez de escorre-los, assim as “impurezas” ficam no fundo do bowl. Em uma panela média, coloque os morangos, o açúcar e as raspas do limão. Tome cuidado para raspar só a parte verde da casca, isso porque a parte branca é amarga e pode estragar a geleia. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até formar uma calda grossa e os morangos ficarem bem macios. Com uma colher, transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche o potes com a geleia quente para formar vácuo.
Bom Apetite!
Tempo de Preparo:10min
Tempo de molho: 15min 10min
Rendimento: 200ml de geleia
Conserva:
2 meses, fechado a vácuo, em temperatura ambiente.
6 meses no congelador, após aberto, até 1 mês na geladeira.
3 maneiras de esterilizar o vidro:
I.máquina de lavar: coloque o vidro e sua tampa para lavar no ciclo quente. Eles saem limpos secos e já esterilizados.
ou
II.micro-ondas: coloque dois dedos de água dentro do vidro e leve ao micro em potência alta por 2 minutos. Este método só é indicado para vidros com tampa de plástico, sem tampa de alumínio.
ou
III.banho-maria: encha uma panela com água e coloque com o vidro e a tampa. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar da água, sempre com cuidado para não se queimar, não pode encostar a mão nem os dedos. Disponha sobre um pano de prato limpo ou papel toalha até secar.
Cuidados:
– O vidro quente pode estourar em contato com a superfície gelada da pia, por isso use sempre um pano limpo ou o papel toalha.
– Use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.
Leia também:
Bolo fofíssimo de baunilha com casquinha de açúcar e canela