O Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, iniciou o terceiro bloco do nosso 4° Seminário Internacional Pais&Filhos falando sobre seu projeto no Brasil “Criança Feliz” que já contempla mais de mil municípios brasileiros.
“A capacidade de dar e receber afeto se organiza até os 18 meses de idade”, explica Osmar. Por isso é tão importante o acompanhamento dos responsáveis, aqueles que têm vínculo afetivo com a criança, durante a primeira infância. É justamente este o objetivo do projeto, ajudar famílias com condições financeiras menores a ter os mesmos direitos de desenvolvimento familiar que o resto da população.

“A formação da memória cognitiva ocorre nos primeiros mil dias de vida do seu filho. Ele precisa da maior quantidade possível de informações para se desenvolver plenamente”, explica o Ministro. O “Criança Feliz” acompanha as famílias através de visitantes que vão as casas orientam e verificam quais as necessidades daquela família para indicarem os profissionais adequados para lidar com cada caso.
“Quando a mãe entra em um processo de depressão pós-parto, por exemplo, o quanto antes isto é diagnosticado, melhor! O visitante para informar aos profissionais as necessidades daquela mãe”, exemplifica Osmar. Segundo o Ministro, o acompanhamento semanal faz toda a diferença no desenvolvimento destas famílias.
Leia também:
Secretaria Municipal de Saúde de SP registra 600 casos de Hepatite A entre janeiro e outubro
Conheça os livros do super casal Ana Cardoso e Marcos Piangers
Conheça os livros de Laura Gutman que falam sobre maternidade e reflexão