Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação em massa salva a vida de 4 pessoas por minuto em todo o mundo. Além disso, a imunização também ajuda os países a pouparem o equivalente a 250 milhões de reais por dia. O cálculo leva em consideração doenças como sarampo, rubéola, tétano, poliomielite,difteria, entre outras.
Os números mostraram que cerca de 2 a 3 milhões de mortes são evitadas todos os anos com a aplicação dos medicamentos. E mais 1,5 milhões de vidas poderiam ser poupadas nesse período se as campanhas de vacinação atingissem seu potencial máximo.
Outros 21 pesquisadores da Universidade de Oxford se uniram ao estudo para entender a fundo o potencial das vacinas. Em entrevista à BBC, o grupo disse que o impacto pode ser ainda maior se utilizamos casos como o da varíola como exemplo.
“É impossível saber exatamente quantas pessoas morreriam hoje de varíola caso os cientistas não tivessem desenvolvido uma vacina. Estimativas razoáveis apontam cerca de 5 milhões de vidas por ano, o que significa que, de 1980 a 2018, foram salvas entre 150 milhões e 200 milhões de vidas”, disseram.